O agrimensor Mati Lillo esteve trabalhando em uma região rural do Chile nas últimas semanas, fazendo medições da terra e traçando mapas. Por ser uma área um pouco afastada, esse teria tudo para ser um trabalho bastante solitário, mas Mati descobriu rápido que teria companhia de um outro trabalhador local.
Enquanto fazia o seu trabalho em uma estrada de terra, ele notou que havia um rebanho de ovelhas se aproximando, e o grupo não estava sozinho. Um cachorrinho caminhava logo a frente, fazendo o seu trabalho de guia e protetor alegremente.
Lillo percebeu que as ovelhas estavam cautelosas com o estranho em seu caminho, então o cãozinho foi até ele e, gentilmente, deu um sinal para que o homem saísse do caminho para que o rebanho pudesse seguir seu caminho.
Percebendo a mensagem, ele pegou seus equipamentos e foi para o canto da estrada, e as ovelhas passaram, logo atrás do cão pastor.
“Minha mãe me ensinou a tratar bem os animais e amá-los em todas as suas formas”, disse Lillo ao The Dodo. “Os animais se expressam, assim como as pessoas. Cabe a nós entender e apreciar isso.”