Os videogames são populares como meio de entretenimento e estudos científicos já comprovaram que os jogos ajudam a melhorar o foco, aguçar a memória, senso de direção, entre outras habilidades nas pessoas.
Seguindo esse pensamento, uma empresa de origem britânica, com sede em Hong Kong, criou um videogame totalmente dedicado aos cachorros. O objetivo, mais do que apenas entreter os pets, é ajudar e identificar possíveis problemas cognitivos, auxiliando na saúde mental dos animais.
Segundo informado pelo site da empresa, o videogame chamado “JoiPaw” consiste em oferecer atividades ao cão em uma tela sensível ao toque, como caçar toupeiras que saem de buracos. Ao acertar o objetivo, o cão recebe uma recompensa.
Por meio disso, a empresa busca também ser capaz de detectar doenças cognitivas nos cães. Os distúrbios cognitivos mais comuns incluem amnesia, demência e delírio. Outros incluem transtornos de ansiedade, como fobias, pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorne de ansiedade generalizada ou transtorno de estresse pós-traumático.
No caso dos cães, os mais procurados são os sinais de demência canina (senilidade), doença comum em cães idosos.
O kit completo conta com, além do aparelho com tela sensível ao toque de focinho, uma coleira rastreadora que analisa diferentes aspectos da vida do animal, desde repouso até a quantidade de passos – algo semelhante a um smartwatch.
O produto já passou por testes, porém ainda não se encontra disponível para venda. É possível apenas reservá-lo pelo site, a um preço de US$ 6,00 (cerca de R$ 31,59). O preço de compra do produto não foi informado.