Vírus contagioso está infectando cães em Miami, na Flórida
Pixabay
Vírus contagioso está infectando cães em Miami, na Flórida

O departamento de controle de animais de Miami (EUA) emitiu um aviso de alerta aos tutores de cães devido a um vírus altamente contagioso que está se espalhando por todo o sul da Flórida e está colocando a vida dos animais em risco.

No alerta, a Miami-Dade County Animal Services (MDAS) pede que se evitem parques para cachorros, ou outras áreas comuns onde se concentram animais de estimação, como praias, praças e canis. A doença denominada CIRDC têm como sintomas tosse, espirros e secreções nasais e oculares.

"É uma doença causada por vários vírus e bactérias que praticamente infectam o trato respiratório de cães e podem causar uma infecção bastante grave, incluindo pneumonia", disse Maria Serrano, veterinária-chefe do Controle de Animais Municipal.

O MDAS anunciou que, como medida de precaução, suspenderá cirurgias de castração, vacinações e a implantação de microchips em suas clínicas. Eventos de adoção serão mantidos, mas fora das instalações.

Também foi explicado que o CIRDC é transmitido pelo contato direto com um cão infectado ou mesmo pelo contato com pessoas que tiveram contato com o vírus. O vírus pode se manter nas roupas, mãos e em itens de uso dos cachorros, como tigelas de água e comida, coleiras e brinquedos.

Um cachorro tossindo pode espelhar o vírus por quase 7 metros de distância, segundo o MDAS. Embora a maioria dos casos seja leve, o vírus é altamente contagioso. Entre as recomendações estão manter os pets longe de aglomerações, ter a vacinação em dia e visitas ao médico veterinário.

Para garantir que os pets tenham sempre ajuda quando necessário, o iG Pet Saúde oferece aos tutores consultas emergência e até opção de transporte ao veterinário.  Confira essas e outras vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para cães e gatos. Acompanhe o  Canal do Pet também no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!