5 sinais de que o seu gato precisa ir ao veterinário

Pets discretos

Os gatos são animais mais contidos e com personalidade independente, ao menos em comparação com os cães. O que torna difícil identificar quando os pets precisam de uma visita ao médico veterinário.

shutterstock

O que observar

Existem sinais que podem ser observados facilmente pelo tutor para identificar se há algum problema. Vale ressaltar alguns deles.

Dificuldade para fazer as necessidades

O tutor deve ficar em alerta para a caixa de areia do pet, caso note que o gato parou de defecar ou urinar, pode ser um sintoma de obstrução uretral ou fecaloma. Algumas vezes o pet precisará passar por cirurgia, se não for tratado a tempo, pode ser fatal.

Redução alimentar

Caso note que o gato parou de se alimentar por mais de dois dias, o quadro pode evoluir para lipidose hepática, que é o acumulo de gordura no fígado. Neste caso, deve ser levado ao veterinário com urgência.

Vômitos constantes

Os vômitos podem ser resultado de um processo obstrutivo muitas vezes causado por tricobezoar – a bola de pelos – ou por insuficiência renal. O aumento de ureia no sangue também pode promover vômitos nos felinos.

Dificuldade de locomoção

Caso note que o gato está com dificuldades para pular e se locomover, o tutor não deve pensar duas vezes antes de leva-lo ao médico veterinário. A maioria dos casos são de problemas ortopédicos que costumam ser mal diagnosticados na medicina felina.

FeLV, FIV e doenças respiratórias e cardíacas

A leucemia e Aids felina são doenças muito graves e contagiosas, outra doença altamente contagiosa é a rinotraqueíte, que pode levar o gato ao óbito. Se observar o gato respirando pela boca ou com falta de ar, leve-o ao veterinário imediatamente.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação