Matilda e seus bebês encontrados na natureza
Reprodução/Brinsley Animal Rescue
Matilda e seus bebês encontrados na natureza

Uma porca chamada Matilda, nascida em uma fazenda industrial, sabia qual seria o destino de seus filhotes, caso nascessem no local. O amor de mãe falou mais alto e ela fugiu para dar à luz.

Os porcos podem viver naturalmente de 15 a 20 anos, mas a menos que o fazendeiro os mantivesse para reprodução, seus bebês não durariam mais de seis meses. Os instintos de Matilda lhe disseram que era hora de fugir e encontrar um lugar seguro para dar à luz – e foi o que ela fez.

No inicio do mês de junho, uma passeadora de cães viu Matilda e seus nove leitões recém-nascidos em uma área florestal de Ollerton, em Nottingham, na Inglaterra. Surpreendida por ver uma família de porcos em meio a natureza, ela pediu ajuda para Jon Beresford e Beth Hewis, cofundadores de uma ONG de proteção animal, chamada “Brinsley Animal Rescue”.

"Fomos no dia seguinte para verificar e descobrimos que ela havia escapado de uma fazenda de porcos próxima e teve seus bebês na floresta", disse Jon ao site The Dodo. "Seus bebês pareciam bem, já ela era magra e capaz de pastar, mas não de forragem, pois tinha um anel pelo nariz".

Manter Matilda segura não seria uma tarefa fácil. "Ela tinha o impulso materno para escapar e salvar seus bebês - não podíamos deixá-la voltar", disse Jon. "Mas não podíamos simplesmente coletá-los. Como poderíamos salvá-los? Além disso, precisávamos do consentimento dos proprietários".

Você viu?

Porca encontrada em floresta com filhotes é salva após fugir de fazenda para dar à luz
Reprodução/Brinsley Animal Rescue
Porca encontrada em floresta com filhotes é salva após fugir de fazenda para dar à luz

Encontrar as informações de contato dos proprietários da Matilda também foi difícil, então os responsáveis pela ONG contataram a profissionais de mídia e lançaram uma campanha pública para salvar a Matilda. A história da incrível mamãe-porca viralizou, e os salvadores esperavam que Matilda e sua família fossem livres em breve.

"Como a história apareceu em quase todos os jornais nacionais do Reino Unido, a empresa entrou em contato", disse Jon. "Eles queriam saber a localização de Matilda, nas palavras deles, 'para checá-la’. Nos sentimos traídos quando um fotógrafo de um jornal nacional fotografou a fazenda e os levou até onde ela estava".

Preocupados que a família pudesse estar perdida para sempre, foi organizado um protesto e logo receberam um telefonema dos fazendeiros, que concordaram em abandonar Matilda e seus bebês, que agora vivem confortavelmente no abrigo, crescendo e ficando mais fortes a cada dia.

"Matilda é uma mãe muito boa. Ela também é muito amistosa e está feliz por nos preocuparmos com ela e seus filhotes", contou Jon. "Ela os alimenta e dorme, depois nós a deixamos sair para uma corrida e pastar, assim como tomar um bom banho de lama, e pouco depois que ela retorna para alimentar os bebês".

Como os porcos são animais muito sociais, Matilda e quatro de seus leitões viverão o resto de seus dias em um santuário, enquanto os outros leitões serão realojados. Mas até eles estarem prontos para encontrar seus novos lares, eles estão desfrutando de sua liberdade conquistada com muito esforço.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários