Durante a pandemia, com o distanciamento social em que sair de casa se tornou algo cada vez mais difícil, muitos tutores precisam encontrar alternativas para distrair seus pets e realizar atividades que distraiam os animais.
Quando se fala nisso, o principal assunto que surge é o enriquecimento ambiental , com brinquedos e acessórios para que cães e gatos tenham com o que se distrair, gastando energia e se estimulando intelectualmente, sem sair de casa. O que também se sabe é que esses mimos para os pets, geralmente, não são itens tão acessíveis, financeiramente falando.
Nesse contexto, separamos algumas dicas de brinquedos feitos com materiais comuns, de dentro de casa, e que são muito úteis para distrair o pet, dando uma utilidade criativa a algo que seria descartado no lixo.
" Existem diversos tipos de brinquedos que podem ser feitos com utensílios que já temos em casa, como embalagens vazias, por exemplo. Brinquedos que estimulam o olfato do animal, com um petisco escondido, são interessantes para distraí-lo. Um brinquedo que tenha uma textura diferente, como uma corda, mas que também faça barulho, pode deixar um cachorro entretido por horas ", explica a médica veterinária Thais Matos.
Confira algumas dicas de brinquedos feitos com materiais reciclados.
Bandeja de Ovo
O tutor pode aproveitar uma bandeja de ovo limpa para adicionar um pouco de ração ou petiscos em cada espaço dos ovos. O brinquedo funcionará como um comedouro lento, fazendo com que o pet coma devagar e se distraia ao conseguir pegar as rações.
Toalha ou pano sem uso
Você viu?
Reaproveite uma toalha ou pano sem uso, estique-a no chão limpo ou em outra superfície que o pet estará. Distribua ração ou os petiscos preferidos do seu pet pela toalha. Em seguida enrole-a como um tubinho e ofereça para o pet. A ideia é fazer o cãozinho farejar o alimento e desenrolar a toalha conforme for comendo. Aí a brincadeira começa!
Barbante para o "Varal de Petiscos"
Se o tutor tiver um pedaço de barbante que não vai utilizar mais, daqueles que sobram e acabam sem utilidade, temos aqui uma dica sustentável para divertir os cãezinhos. Corte rodelas de maçã ou cenoura. Coloque em um barbante e estenda em um local acessível para o pets. Assim, eles irão se distrair ao tentar puxar os petiscos para comer. Nessa brincadeira ele gasta energia, se diverte e ainda tem um petisco saudável para deixá-lo feliz.
Caixa de papelão para brincar de "Caça Petiscos"
Sabe aquela caixa de papelão que você ia jogar fora? Então, ela pode virar a diversão do seu pet. O tutor pode utilizar uma caixa de papelão para esconder brinquedos (bolinhas, brinquedos preferidos do pet, etc). Coloque em seguida alguns petiscos para ele procurar. Com o instinto de "caça" o pet irá farejar os petiscos e ficará por ali até conseguir todos eles.
Garrafa pet
Outro item que pode virar um brinquedo para o animal de estimação são as garrafas pet. Alguns tutores adaptam para que a garrafa tenha buracos, que podem ser preenchidos com petiscos, que caem conforme o pet manipula e morde essa mesma garrafa, imitando brinquedos de borracha famosos, como o Kong.
Ou ainda, pode apenas inserir os petiscos (ou ração) na garrafa pet, fazer um barulho para chamar a atenção do cãozinho e ele logo começará a rolar e perseguir o novo brinquedo para conquistar seu lanchinho.