Dificuldades financeiras não é motivo para o abandono de um animal de estimação
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Dificuldades financeiras não é motivo para o abandono de um animal de estimação

Todo apaixonado por animais que tem um bichinho em casa sabe o amor e o carinho que nascem desta relação, os animais de estimação são considerados verdadeiros membros da família, como “filhos pet”. No entanto, mesmo que mais de 140 milhões de lares brasileiros contem com a presença de um pet, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muitas vezes os animais acabam sendo abandonados por seus donos e uma das principais justificativas é a falta de recursos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 30 milhões de animais perderam suas casas no Brasil, algo que foi agravado devido à pandemia de Covid-19, pelos custos elevados, por falta de informação ou, até mesmo, pelo falecimento de seus tutores, vítimas da doença .

Por sorte,  existem muitas ONGs e pessoas que dedicam suas vidas a tornarem a vida destes animais melhor e a encontrar um novo lar para eles. Contudo, os custos para esse trabalho são muito elevados e, em sua grande maioria, acabam recorrendo a campanhas de arrecadação on-line, as populares "vaquinhas".

Visando ajudar os criadores de campanha a trazerem mais visibilidade para os seus projetos e impulsionar a solidariedade, Flávio Milesi, cofundador do Vakinha, elencou algumas dicas para que as vaquinhas consigam arrecadar mais recursos, ajudando os criadores a continuar seus projetos.

Como criar uma campanha de sucesso

Cães e gatos são abandonados todos os dias no Brasil
Pixabay
Cães e gatos são abandonados todos os dias no Brasil

Transmita a mensagem de forma clara e com riqueza de informações: é natural que, ao subir uma campanha, o texto seja redigido com base na perspectiva do criador da vaquinha. Contudo, a comunicação muitas vezes pode ser ineficaz, uma vez que os potenciais doadores não têm a clareza sobre o que se trata.

Por isso, ao desenvolver a vaquinha, é importante ter quatro perguntas - e suas respostas - em mente: "qual a relevância das contribuições?"; "qual o propósito da campanha?"; "para onde os recursos serão destinados?" e "o que o doador ganha ao se comprometer com a causa?". Assim, o senso de empatia e seriedade é transmitido no ato e aqueles que se depararem com sua vaquinha se sentirão mais seguros em realizar a uma doação.

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Saiba contar sua história

O ser humano é apaixonado por um bom enredo e busca, constantemente, fontes de identificação com histórias e as causas animais sempre possuem um forte apelo emocional. Por isso, é importante que a história contada seja retratada de forma criativa e chamativa. Mas, atenção, isso não significa que se deva mentir ou aumentar para ganhar "pontos" com o público, mas sim abordar o tema de forma empática, sincera e chamativa. Para isso, é interessante apostar em slogans, imagens e até mesmo hashtags para engajar cada vez mais.

Aposte em diferentes canais de comunicação

Uma vez que a campanha está ativa no site, é hora de trazer mais visibilidade a ela e, para isso, as redes sociais podem ser verdadeiras aliadas, pois têm grande potencial de atingir as massas. Por isso, não tenha vergonha de divulgar a sua vaquinha em diferentes plataformas e pedir para que os doadores compartilhem. Quanto mais pessoas tomam conhecimento da causa, maiores as chances de atingir a meta mais rapidamente.

Invista em formatos diferentes

Outra dica interessante é não se limitar apenas à comunicação textual. Criar formatos lúdicos, interativos ou mais visuais, como animações, mini documentários e fotos dos pets, por exemplo, podem ser uma ferramenta poderosa, pois geram ainda mais a sensação de identificação com a causa.

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