A alimentação natural tem sido muito procurada por alguns donos para seus animais de estimação. As aves, como calopsitas e papagaios, também podem e devem receber comidas saudáveis, como frutas, legumes e sementes, mas o que muita gente não sabe é que esses pets podem tomar chás, e que alguns trazem muitos benefícios. 

A médica veterinária Camila Gregorutti Soares, especialista em animais exóticos na clínica AmahVet, explica quais chás podem ser dados às aves. “Alguns desses pets  respondem super bem aos chás, mas claro que como em humanos, existem aves que não apresentam efeitos significativos com o uso desses alimentos.”

Segundo Camila, o chá precisa estar sem nenhum tipo de açúcar ou adoçante, frio, e não necessariamente mais fraco. “Eles podem ser usados tanto em infusões para a ave ingerir, como também pode servir para o banho do animal”, conta.

Chás podem ser benéficos para calopsitas
Shuttersock
Chás podem ser benéficos para calopsitas

Dentre os mais usados, estão o de boldo, alho, camomila,  hortelã, e limão. “Se for dar algum outro  chá, é preciso falar com um especialista em aves, pois nem todos os tipos podem ser usados nesses pets. Alguns podem até intoxicar, principalmente os chás estimulantes”, alerta a veterinária.

Chás para aves e seus benefícios

  • Boldo: tem efeito protetor do fígado e contra inflamação no estômago;
  • Alho: antibiótico, anti-inflamatório e vermífugo;
  • Camomila: calmante;
  • Hortelã: efeito digestivo antigases, ajuda contra diarreia;
  • Limão: aumenta a imunidade.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!