Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado a solidão é um problema que atinge boa parte da população - de diferentes gerações e classes sociais. Alguns especialistas dizem até que a condição é tão mortal quanto fumar 15 cigarros por dia e por isso há um alerta em torno do assunto. Em setembro, por exemplo, muito se fala do "mês amarelo", utilizado para combate a depressão, uma das doenças causadas pelo isolamento social. 

Os animais de estimação fazem com que as pessoas se sintam menos solitárias
Shuttersock
Os animais de estimação fazem com que as pessoas se sintam menos solitárias

 Leia também: Veterinária explica a importância de ter animais de estimação na terceira idade

Nesse cenário, há uma busca pelo entendimento do papel dos animais de estimação  na vida das pessoas. Uma pesquisa , conduzida pela Edelman Intelligence em nome da HABRI e da Mars Petcare, revelou que 80% dos entrevistados se sentem menos sozinhos na companhia de um pet . Além disso, outros pontos importantes mostrados pelo estudo foram: 

  • Cerca de 26% tutores de animais declarou ter um pet porque sabe que é bom para a saúde mental. Os entrevistados com mais de 55 anos fizeram este relato com mais frequência (55%).
  • 54% dos entrevistados disseram que seu animal de estimação os  ajuda a se conectar com outras pessoas.
  • Metade dos entrevistados (51%) afirma que seu animal de estimação os ajuda a se sentir menos tímidos.
  • 9 em 10 pessoas com mais de 55 anos acreditam que os pets podem ajudar os idosos a se sentirem menos solitários.
  • Quase três quartos (73%) dos entrevistados acreditam que asilos e instalações de vida assistida deveriam promover a interação com animais de estimação.

Para chegar a esses resultados 2.036 pessoas, sendo 1.469 (72%) delas tutoras de pets, responderam a um questionário on-line de 30 minutos. 

A Dra. Nancy Gee, PhD, Gerente de Pesquisa de Interação Humano-Animal no Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM™, parte da Mars Petcare, acredita que o benefício da interação humano-animal já é conhecido. Agora, de acordo com ela, o que se espera é que os resultados obtidos a partir da interação entre animais e humanos sejam utilizados na sociedade como um todo e que auxiliem os profissionais que trabalham com o tema do isolamento social na resolução desse problema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!