Atualmente os animais de estimação são tratados e vistos como filhos de seus donos. Esse comportamento já ultrapassou as barreiras do lar e começou a ser visto também dentro do mercado pet que passou a oferecer opções como creches, "babás" e aulas de natação para os bichinhos. Na Itália, porém, foi alcançado um novo nível. 

+ Cão resgatado passa por transformação de emergência e fica irreconhecível

Anna, uma mulher que mora sozinha com sua cadelinha Cucciola, de 12 anos, precisava dar uma atenção especial para a companheira. A Setter Irlandês estava com um problema de saúde grave e precisava passar por cirurgia, mas para isso era necessário o acompanhamento da dona dedicada. 

Anna conquistou dias de folga para cuidar de sua cadela doente
Reprodução Facebook
Anna conquistou dias de folga para cuidar de sua cadela doente

Sabendo que a vida da cachorrinha dependia disso, Anna decidiu entrar na justiça para pedir uma liberação do trabalho. Com a ajuda da LAV (Liga Anti-Vivissecção), uma grande organização de proteção aos animais que atua na Europa, ela acabou conseguindo a autorização para cuidar de Cucciola. Os dois dias de folga remunarada concedidos foram suficientes para que todo o procedimento veterinário fosse realizado. 

+ Mulher casada com seu cachorro celebra oito anos de matrimônio

A conquista veio a partir da alegação de que Anna, professora de uma universidade, precisava faltar ao trabalho por "motivo pessoal grave ou familiar". O fato de a Itália ser uma país que valoriza e se preocupa muito com os animais ajudou bastante. Lá existe uma lei que estabelece multa de alto valor ou até prisão para quem abandonar um bichinho ou deixá-lo em condições de sofrimento. 

+ Huskies são abandonadas junto com brinquedos e um bilhete de partir o coração

"Agora, apresentando certificação veterinária, os donos que estão na mesma situação poderão citar esse importante precedente para adquirir o direito. Outro ponto importante desse acontecimento é que ele prova como os animais não devem representar fins lucrativos ou de produção, mais sim integrantes da família. Isso pode ajudar a fazer com que uma reforma do Código Cívil aconteça", disse Gianlucca Felicetti, presidente do LAV que apoiou Anna na disputa para conseguir cuidar de seu cachorro doente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!