As corujas são algumas das mais fascinantes e misteriosas aves de rapina que existem no mundo. Elas chamam atenção pela beleza e marcam presença. Não é para menos que alguns dos fatos apresentados na lista a seguir são surpreendentes.

16 fatos que você não sabia sobre as corujas
Reprodução
16 fatos que você não sabia sobre as corujas


+Cachorro invade casamento, deita no véu da noiva e acaba sendo adotado por ela

1. Espécies de corujas

Existem mais de 150 espécies de corujas no mundo. Algumas contas  podem até indicar um número maior, cerca de 220 espécies, isso vai depender de como as diferenças serão classificadas. A maior variedade delas está na Ásia, enquanto somente 10 são encontradas nos Estados Unidos e no Canadá.

2. Em todo lugar 

A post shared by Owl Lovers (@the.little.owll) on


Essas aves podem ser encontradas em diferentes habitats, exceto na Antártica. Você irá encontrar um número maior de corujas em florestas, mas elas estão em qualquer lugar que ofereça presas em abudância para a caça, incluindo áreas urbanas.

 3. Visão


Todas as corujas têm uma postura ereta e olhos para frente, o que as dá visão binocular, como a dos seres humanos. Entretanto, os olhos delas não são esferas, mas sim tubos que providenciam uma percepção de profundidade melhor e permite que elas vejam suas presas a grande distância - por outro lado a visão aproximada não é tão clara.

4. Audição

A post shared by Michael Cook (@cookm27) on


Muitas espécies possuem orelhas assimétricas, ou seja, de tamanhos e posições na cabeça diferentes. Isso as concede uma audição superior e a habilidade de identificar onde está a presa, mesmo sem conseguir vê-la.

+Feira de adoção realizada por Luisa Mell tem fila, mas poucos animais adotados

5. Cabeça flexível 

Os olhos de uma coruja têm uma estrutura óssea como suporte, o que não permite que eles se virem. Ao invés disso, a ave tem a capacidade de rodar cabeça em até 270 graus (135 graus para cada lado). Em outras palavras, elas possuem uma boa flexibilidade, mas não é verdade que elas conseguem dar uma volta completa com a cabeça, o que muitas pessoas acreditam. 

 6. Ratos

Uma coruja-das-torres pode comer até mil ratos por ano, normalmente engolindo o animal inteiro. Muitos fazendeiros usam de diferentes truques para atrair a espécie e controlar a população de roedores em suas propriedades e plantios.

7. Alimentação

A post shared by Bucheronne (@bucheronne.g) on


As corujas são animais carnívoros e irão comer roedores, mamíferos de pequeno ou médio porte, insetos noturnos e outros pássaros, incluindo corujas menores. Depois de digerirem a comida, elas regurgitam pelotas duras de osso comprimido, pelo, dentes, penas e outros materiais que não conseguiram digerir. Cientistas estudam essas pelotas para aprender mais sobre a dieta desse animal.

8. Pés


As corujas possuem pés zigodáctilos com dois dedos apontando para frente e dois dedos apontando para trás. Todos os dedos possuem calcanhares afiados. Isso traz mais firmeza, força e poder, tornando-as predadoras mais eficientes.

+Vídeo de cão tentando consolar criança chorando é a melhor coisa que verá hoje

9. Penas

As penas são especiais e possuem franjas que ajudam a camuflar o som que elas produzem quando estão voando. Suas grandes asas e corpos leves também fazem com que elas sejam voadoras praticamente inaudíveis, o que as ajuda a perseguir presas sem serem notadas com facilidade.

 10. Machos e fêmeas


Na maior parte das espécies as fêmeas são maiores, mais pesadas e mais agressivas do que os machos. Além disso em muitas delas também é possível perceber que a fêmea é mais colorida.

11. Noturnas?

Nem todas as corujas são noturnas. O quão frequentemente uma coruja é vista durante o dia depende da quantidade de comida que ela encontra nesse período e de seu habitat. Em tempos de stress ou quando a comida está escassa, essas aves podem caçar a qualquer momento, só para terem alimento suficiente.

12. Nômades  


A maior parte das corujas não migra, mas elas podem ser nômades em procura das melhores fontes de alimentação. A coruja-das-neves, por exemplo, possui 'casas' regulares, mas, ás vezes, irão aparecer inesperadamente bem longe de sua área regular.

13. Fósseis

Existem documentações de fósseis com mais de 58 milhões de anos. O maior já documentado na história tinha 91 centímetros de altura.

14. Simbologia  

A post shared by Matt Scaff (@scaff.matt) on


As corujas têm sido símbolos culturais há bastante tempo, e foram encontradas em pinturas rupestres na França, em hieróglifos egípcios e até mesmo na arte Maia. Hoje, elas são vistas como símbolo de inteligência por alguns. Algumas culturas supersticiosas ligam o animal à má sorte e morte. 

15. Ameaças

As maiores ameaças de vida para as aves são a perda de habitat, pesticidas que envenenam e excassez de comida e mercado negro. 

+Cadela entra para o Guinness Word Records por ter a maior língua do mundo

16. Sons

A post shared by tikimon (@tikimon1021) on


As corujas conseguem emitir uma grande variedade de sons, como ganidos, assobios, latidos e sílvios. Durante a estação de reprodução, os chamados delas corujas conseguem ser ouvidos de uma boa distância. As fêmeas normalmente possuem vozes mais agudas do que os machos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!