É possível aparar as unhas do pet em casa mesmo, mas sempre de forma segura

Ao adotar um cãozinho certos gastos já estão incluídos, mas alguns podem ser evitados. Um deles é o petshop , em que os cuidados especiais com a higiene e a beleza costumam ter prioridade. O que leva muita gente ao desespero é: o que fazer se eu não consigo dar banho  ou cortar unha de cachorro com frequência, por exemplo? Para tudo existe uma solução e, nesse caso, não é diferente.

+Como tosar cachorro em casa de forma correta

Quando e como cortar unha de cachorro?
Reprodução/ Redes Sociais
Quando e como cortar unha de cachorro?

Existem técnicas simples para dar banho no companheiro em casa, assim como há maneiras certas de cortar unha de cachorro . Sim, é possível aparar de forma segura e econômica, sem a ajuda de um especialista. Para isso, o tutor só precisa de algumas dicas fáceis e práticas e, claro, força de vontade para ajudar o pet!

Quando e por quê cortar as unhas do pet?

Não é sempre as unhas precisam ser aparadas e dependendo de onde o cão vive ou pisa esse ato pode até prejudicá-lo. Normalmente é mais indicado fazê-lo se o pet não desgasta naturalmente as unhas. Afinal, se ele passa o dia todo brincando no quintal ou passeia diariamente, passando pelo asfalto ou cimento, não é necessário cortá-las. 

No caso de cães de apartamento ou que ficam mais tempo dentro de casa, vão precisar de uma aparadinha. Mas por quê cortar? É comum as unhas dos animais engancharem em tapetes, panos, roupas ou carpetes, além do risco de encravarem  ou sangrarem. Depois de crescidas, ainda tendem a dobrar e causam bastante dor ao pet.

As unhas precisam ser aparadas semanalmente
Reprodução/ Redes Sociais
As unhas precisam ser aparadas semanalmente

Os coxins (as "almofadinhas" que ficam embaixo da pata do cão) devem estar sempre em contato com o chão. Se a unha estiver muito envergada vai impedir isso e provocar um desequilíbrio e postura torta no animal. Ele deve pisar com a patinha toda para andar corretamente. 

Também tem a questão de raspar portas e móveis: quando as unhas do cachorro estão longas fica tudo mais destruído do que deveria. Assim como tende a arranhar e machucar o dono ao pular nele, por exemplo, mesmo que sem querer. 

+Cortar as cordas vocais do cão se ele late muito é uma boa ideia?

Como cortar?

É necessário tomar alguns cuidados para não machucar o pet. O ideal é acostumá-lo com isso desde filhote para evitar um possível estranhamento. Não é uma sensação agradável para ele, então paciência é fundamental. Se puder, comece a fazer isso desde o início da vida do animal, ainda quando filhote. 

Muitos acham que o melhor é cortar bastante a unha de uma só vez, mas o mais indicado é aparar aos poucos. Por exemplo, toda semana corte um pouquinho, mesmo se o pet for ative e estiver caminhando e gastando. 

Na hora dessa higiene o tutor precisará de algumas ferramentas e técnicas para deixar o cão tranquilo. Alicate específico para unha de cães, assim como uma lixa para deixar mais ajeitado são essenciais. Para parar um possível sangramento e finalizar, o amido de milho (pó hemostático) será bastante útil. 

A recompensa de um cachorro não precisa ser necessariamente um petisco
shutterstock
A recompensa de um cachorro não precisa ser necessariamente um petisco

Um dos problemas nesse momento é acalmar o pet e deixá-lo parado. Infelizmente um das melhores formas de distraí-lo é oferecer petiscos . Mas mantê-lo entretido com um brinquedinho barulhento e adorado por ele é uma opção mais saudável - porém menos certeira. 

Não se deve ser rígido com o pet, brigar com ele só vai piorar a situação porque a tendência é ele associar o acontecimento com algo negativo. Lembre de sempre elogiá-lo e tratá-lo com doçura, a a cada unha finalizada. 

O corte deve ser feito apenas na pontinha da unha, nunca próximo da raiz (sabugo), onde há vasos sanguíneos. As unhas escuras e pretas são mais difíceis para encontrar o sabugo, então precisa de mais cuidado ainda. 

Depois de terminar, se a unha estiver soltando lasquinhas ajuste com uma lixa , atentando para não lixar demais e machucá-lo. 

+Será que você deve cortar o rabo do seu cachorro?

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.