Para começar essa matéria, é sempre importante entender mais do assunto antes de entrar no quesito de se realmente é certo ou é errado cortar o rabo dos cachorros:   

+Cortar as cordas vocais do cão se ele late muito é uma boa ideia?

 Por que os cachorros têm rabo?

É esse o meio que o cachorro possui de se comunicar, tanto com outros animais como com o seu dono humano. Ela sempre representa o estado de espirito do animal, abanando quando ele está feliz e ficando baixa quando ele se sente com medo, por exemplo.

Mas ser uma importante ferramenta que o seu pet possui para se comunicar não é a unica função do rabo, e ele também tem outro trabalho de extrema importância, que é ajudar o cachorro a se equilibrar. Sabendo disso não é dificil imaginar que cortar o rabo do cachorro irá diminuir o seu equilíbrio, além de impedir que ele demonstre suas emoções.

 As raças que por muito tempo mais sofreram com o corte de caudas e orelhas foram Cocker Spaniel, Pinsher, Pointer Alemão, Pitbull, Rottweiller e Doberman. Hoje sabemos que essa não é a melhor opção para qualquer cachorro.



 E por que alguém corta o rabo de um cachorro? 

Cortar o rabo do cachorro não é uma novidade, e o procedimento foi criado com o intuito de deixar a vida dos cães e de seus donos mais simples na hora de caçar. O rabo era cortado para que a área de  atrito entre o cachorro e o seu adversário ficasse menor, além de diminuir também as possibilidades de ferimentos e sangramentos.

Por isso hoje não faz mais nenhum sentido cortar o rabo dos cães, sendo que eles não servem mais a propósitos de luta em nossas sociedades, sendo apenas cães de companhia. O único motivo para que alguém faça esse procedimento nos dias de hoje é estético.

Muitas raças ficaram marcadas como tendo o rabo pequeno, e por isso os donos de filhotes de raças como Rotweiller ou Doberman sentem que seus cachorros devem passar pela caudectomia - como o procedimento é chamado - para atender a certos padrões estéticos.       

A post shared by Richard Douglas (@chaperonek9) on


+Vai adotar um cachorro deficiente? Confira cuidados necessários

O Brasil possui alguma lei que proíba essa prática?

No ano de 2008 o Conselho Federal de Medicina Veterinária proibiu a cirurgia de corte de orelha (conchectomia) e a cirurgia para corte de rabo (caudectomia), a não ser que o animal possua algum tumor nessas regiões ou sofra um acidente que leve ao amputamento do membro.         



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!