A cama para cachorro é um item tão importante quanto o comedouro e o bebedouro e deve ser prioridade na compra dos acessórios do animal

Quando você adota ou compra um cãozinho todo preparativo parece pouco para a chegada dele. As preocupações são muitas: como fazer com que ele chegue e se sinta em casa? Será que ele vai ser dócil e amigável com todo mundo? Qual tipo de coleira ou cama para cachorro comprar? Quais são as precauções médicas veterinárias que precisam ser tomadas? Essas são apenas algumas das várias perguntas que um dono de primeira viagem, ou não, se faz. 

A escolha da cama para cachorro não pode ser feita de acordo com a beleza
Reprodução
A escolha da cama para cachorro não pode ser feita de acordo com a beleza

São muitas coisas para resolver, mas não precisa se desesperar, afinal um cachorro é como um filho e você sempre terá que se preocupar e cuidar dele a partir do momento que ele chegar em sua casa. Agora vamos falar de um dos passos principais para a organização da recepção do animal: a compra da cama para cachorro ideal e o local onde ela deve ficar. 

Escolha da cama 

Existem hoje no mercado opções variadas  de cama para cachorro: quadradas, redondas, coloridas, acolchoadas, de plástico, de madeira ou de vime, por exemplo. Diante de tanta variedade é difícil escolher qual será a melhor para o seu cão. A primeira dica é não escolher pela beleza, mas sim pelo conforto e praticidade que ela trará para o animal. Veja uma lista com os principais passos para essa escolha. 

1. Saber qual será o tamanho do animal adulto. O indicado é que a cama tenha espaço suficiente para o cachorro se esticar. Só assim ele irá se sentir confortável. Não se preocupe se a cama parecer muito grande para o filhote, logo ele crescerá e você não precisará comprar outra. 

2. Conhecer as características da raça. O animal sentir muito frio ou muito calor, por exemplo, é um fator determinante na escolha da cama para cachorro . O clima da cidade onde mora também influencia. As caminhas conhecidas como "iglus", por exemplo, são mais quentes do que as abertas. 

Se o seu cachorro é friorento, escolha o modelo de cama para cachorro 'iglu' ou o com cobertor embutido, como a da foto
Reprodução
Se o seu cachorro é friorento, escolha o modelo de cama para cachorro 'iglu' ou o com cobertor embutido, como a da foto

3.  Para escolher o formato da cama, é importante observar a maneira como o cachorro dorme: esticado ou encolhido. As redondas  e quadradas são mais indicadas para os que dormem encolhidos e as retangulares para os que dormem esticados. 

4. Material da cama. O material não importa muito, mas manter a cama sempre bem acolchoada é essencial. Por isso se a escolha for uma casinha de madeira ou uma base de vime, coloque um colchão. 

Mesmo que a cama para cachorro seja de madeira, plástico ou vime, ela deve ser acolchoada
Reprodução
Mesmo que a cama para cachorro seja de madeira, plástico ou vime, ela deve ser acolchoada

5. Pense também na praticidade na hora da escolha da cama para cachorro. Uma que desmonte ou seja fácil de lavar é melhor para manter a higiene da caminha em dia. 

Onde colocar a cama 

Escolher local onde a cama para cachorro vai ficar é também definir qual canto da casa pertence ao animal , já que perto do local onde ele dorme ficam o bebedouro, o comedouro e o local onde ele urina. Esse local deve estar na sombra, ser fresco e o menos barulhento possível. Um cãozinho com sono de má qualidade pode desenvolver problemas comportamentais e precisar da ajuda de um adestrador. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.