Uma das grandes preocupações dos donos de cachorros filhotes é ensinar o animal a fazer xixi no lugar certo e não sujar toda a casa

Quando você recebe um cãozinho filhote em casa, ganha também muitas coisas para resolver e uma das maiores preocupações, além da saúde , é a educação do animal. Dentro dessa educação, talvez o ponto mais fundamental seja ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo, tarefa vista como sendo muito complicada pela maioria. Mas o que essas pessoas não sabem é que existem inúmeros motivos para o cão não fazer suas necessidades num lugar apropriado, um deles é sentir satisfação na hora de seguir as regras. 

Uma das principais tarefas dos donos é ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Reprodução Pinterest
Uma das principais tarefas dos donos é ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

A capacidade dos cães em ser adestrado é baseada em associações, ou seja, realizadas através de tentativas diversas, acertos e erros. Quando essa associação causa um resultado positivo, o cãozinho grava uma satisfação em sua memória, e repete-a até que isso se torne costumeiro. É dessa forma que o animal irá aprender de maneira fácil e tranquila a fazer xixi no lugar certo

Essa satisfação do animal ocorre através de um método conhecido como adestramento inteligente . O método é basicamente retribuir todo o carinho e alegria que um cachorro demonstra na hora que o dono chega em casa depois de um dia inteiro de trabalho de trabalho, por exemplo. A retribuição ocorre por meio de recompensas, presentear o cão após um acerto fará com que ele entenda isso como algo que faz o dono feliz, causando prazer nele mesmo.

O adestramento inteligente é a melhor opção para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo
Reprodução Pinterest
O adestramento inteligente é a melhor opção para ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo

O segredo por trás do cão fazer xixi no lugar certo é eliminar completamente as atitudes que induzem ao erro e fazer com que ele sempre acerte o lugar para fazer xixi. O uso de jornais nos locais onde ele demarcou seu território faz com que ele marque aquele como o espaço certo. Caso ele faça as necessidades fisiológicas no lugar errado, não adianta absolutamente nada brigar, ao fazer isso todo o trabalho anterior pode ser perdido. 

Se apenas o método do adestramento inteligente não for suficiente, você pode induzi-lo. Existem vários materiais para isso no mercado : você espirra o líquido no jornal ou tapete higiênico do seu animalzinho e o cheiro irá fazê-lo ter vontade de fazer xixi ali. Outra opção são os repelentes de cães que podem ser espirrados nos lugares onde o animal costuma urinar equivocadamente. 

via GIPHY

Vale sempre lembrar que um dos princípios do adestramento é o carinho e a dedicação. Se esses princípios forem sempre respeitados, a educação do animal será mais eficaz e rápida. Ele pode aprender a fazer xixi no lugar certo em questão de dias, por exemplo. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.