O comportamento de uma gata no cio muda muito, vem acompanhado de berros e miados e pode ser um período traumático

Se você tem uma gata que não passou por uma cirurgia de castração, já pode começar a se preparar para os miados  e comportamentos do período em que ela entrará no cio. A primeira vez de uma gata no cio ocorre a partir dos cinco meses de vida, dura em torno de dez dias e se repete a cada dois meses, aproximadamente. Geralmente isso acontece durante a primavera e o outono.

Uma gata no cio se torna muito mais carente
Reprodução Pinterest
Uma gata no cio se torna muito mais carente

Diferente do que acontece com as cadelas , uma gata no cio não irá aceitar ficar afastada dos machos. O instinto reprodutivo dela é muito forte e ela arranjará uma forma de ir para a rua. Por isso, se você não tem certeza de que o animal sabe voltar para casa e se não quer que ela tenha uma ninhada, é melhor ficar com a atenção redobrada.

Como reconhecer uma gata no cio

A gata começará a andar com o bumbum levantado e com o rabo para cima, em posição de acasalamento. Ela ficará muito agitada, miando e berrando. Como o cio é a época de acasalar, o animal se tornará mais carente, cobrará mais atenção do dono, andará se esfregando pelos móveis e paredes da casa e rolará no chão.

O extinto das gatas é demarcar o território com uma urina de odor forte. Ela pode então começar a urinar em outros lugares além da caixa higiênica, como em móveis e sofás.

via GIPHY


O que deve ser feito quando a gata está no cio?

Os maiores desafios que você enfrentará durante o cio da sua gata será acalmá-la, mantê-la em casa e impedi-la de urinar em todos os lugares. Existem algumas maneiras eficazes, mas trabalhosas, de resolver esses problemas.

Para acalmar a gata e diminuir os miados você poderá brincar  e acariciar ela, mas a distração será temporária. Se deseja algo mais eficaz, existe no mercado um difusor sintético de feromônios felinos, basta colocá-lo na tomada pelo menos duas semanas antes da gata entrar no cio, quando isso acontecer as mudanças comportamentais não serão tão intensas porque estará com o produto no organismo.

Para mantê-la dentro de casa, feche todas as portas e janelas e certifique-se de que não há nenhum buraco pelo qual ela consiga escapar. Para impedi-la de urinar em todos os cantos da casa, mantenha a caixa de areia sempre limpa, ela começará a demarcar o território por lá. Se a caixa estiver suja, ela irá atrás de outros lugares.

via GIPHY


Castração

Caso você não esteja a fim de passar por todas essas dificuldades com sua gata no cio e não queira que ela tenha uma ninhada, a melhor solução é a castração. Existe um mito de que uma gata será mais saudável se der à luz pelo menos uma vez, não se atenha a isso e lembre-se de que um cio sem acasalamento é muito estressante para o animal, se isso se repete várias vezes pode acabar se tornando um trauma e fazer mau para o bem estar dele.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.