O preconceito que ainda existe em relação a castração por parte dos donos precisa ser modificado para ajudar na resolução de alguns problemas

Os gatos são animais que quando estão no cio possuem um instinto muito forte. A mudança de comportamento, principalmente da fêmea , nesse período pode trazer grandes transtornos para dentro de casa. Ela não irá sossegar até conseguir fugir e encontrar um macho, tarefa que não será muito difícil já que ele estará rondando o local atraído pelo cheiro. A cada gestação, podem nascer de 2 a 12 gatinhos e o ciclo da fêmea dura apenas dois meses. Por isso a grande importância da castração de gatos, que evita a grande proliferação desses animais e, consequentemente, do abandono. 

A castração de gatos é importante para diminuir o índice de abandono e garantir a saúde do animal
shutterstock
A castração de gatos é importante para diminuir o índice de abandono e garantir a saúde do animal

Ainda vítima de muito preconceito  de alguns donos por ser caro ou doloroso para o animal, o procedimento sofreu algumas alterações com o passar do tempo. Hoje em dia a castração de gatos pode ser feita de maneira gratuita pelos centros de zoonoses e, se o profissional for qualificado, a chance de prejudicar o gatinho de alguma forma é quase zero. 

Como funciona a castração em gatos

Geralmente o procedimento é realizado após os seis meses de vida do gatinho, mas pode ser feito após o terceiro. É uma operação de retirada dos órgãos reprodutivos, por isso o animal recebe anestesia geral e fica conectado a aparelhos responsáveis pelo monitoramento dos sinais vitais e pela prevenção de complicações. 

O corte feito na barriga dos gatos é bem pequeno e a operação dura cerca de 10 minutos. Se tudo correr bem, o animal é liberado para voltar para casa no mesmo dia. Uma garantia para que isso aconteça depende da escolha de um veterinário de confiança, acostumado a realizar o procedimento. 

Vantagens da castração

Além do controle populacional, a castração tem outras importâncias. A operação melhora a qualidade e a expectativa de vida dos animais que vivem dentro ou fara de casa.  Nas fêmeas o grande stress causado pelo cio e a grande possibilidade de doenças no sistema reprodutor são eliminados. Nos machos o índice de agressividade diminui, assim como a necessidade de demarcação de espaço, móveis e poltronas ficam protegidos. 

via GIPHY

O gato castrado é mais dócil e não possui constantes tentativas de fuga. Além disso, a expectativa de vida deles pode até dobrar. Isso porque a saúde melhora e as possíveis brigas de rua diminuem muito. 

Cuidados pós-castração 

Uma vez em casa, alguns cuidados específicos devem ser tomados. O gato costuma ficar 10 dias com os pontos na barriga, durante esse tempo o "ferimento" precisa ser tratado e higienizado diariamente. Isso é feito com gases. No primeiro dia o excesso de sangue é retirado com água oxigenada ou soro fisiológico. Depois a manutenção é feita com o medicamento indicado pelo veterinário, na maioria das vezes é algo como povidine. 

Além de cuidar do corte após a castração de gatos é importante garantir que o animal não cutuque os pontos. Por isso ele deve usar os conhecidos "cones da vergonha" e ter as unhas cortadas. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.