O tutor que tem uma gata no cio pode se ver um uma situação bastante complicada. Esse período começa com a maturidade sexual do pet, que, no caso dos felinos, ocorre entre 6 e 12 meses de idade. Ele dura cerca de 5 dias e pode se repetir a cada três meses, que variam de acordo com doenças, clima e a presença de outros animais. 

Leia mais:  O que muda no comportamento de uma gata no cio e o que precisa ser feito

Uma gata no cio pode apresentar inchaço, se lamber muito e miar alto durante a noite. Para desespero de muitas pessoas, o pet pode acabar sujando móveis durante esse período. Para evitar que isso aconteça muitas pessoas optam por comprar fraldas higiênicas para o animal, mas será que isso funciona mesmo? 

A fralda pode ajudar muito uma gata no cio.
Reprodução/ Shutterstock
A fralda pode ajudar muito uma gata no cio.


O que são as fraldas higiênicas

Já existem fraldas para animais disponíveis no mercado. Elas são feitas sob medida para o bicho, não atrapalhando os seus movimentos. Entretanto, nesses casos o produto só é indicado para pets com necessidades especiais - seja por conta de uma deficiência, idade avançada ou doença. Essa restrição ao uso existe porque é necessário manter um animal sadio capaz de realizar as suas atividades naturais.

Veja mais:  Fralda para cachorro: saiba como e o porquê de utilizar o produto

Entretanto, no caso de cadelas e gatas no cio, é possível abrir uma exceção. A evolução da tecnologia tornou possível a criação de um produto voltado exclusivamente para esse propósito: as fraldas e calcinhas higiênicas para fêmeas.

Descartáveis e com um uso bem mais específico, esses produtos são capazes de controlar o sangramento do animal durante o período. Dê preferências para fraldas que possuam orifícios para que a gata consiga fazer as suas necessidades. Também preste atenção no tamanho do acessório; leve em conta o peso e tamanho da cintura da gata antes de realizar a compra.

Cuidados especiais 

Apesar da simplicidade do uso da fralda também é preciso ter uma série de cuidados.

Não deixe o animal com o acessório por muito tempo, além de causar incômodos isso pode levar ao desenvolvimento de uma série de doenças, como a dermatite. Para manter a higiene é importante trocar o produto com certa regularidade. Lembre-se também de deixar o bichinho livre para fazer as necessidades e se lamber, evitando assim que ele estranhe a fralda.

A fralda não atua como anticoncepcional, caso o macho queira acasalar com a fêmea ele achará um jeito para fazer isso. Os mantenham separados durante esse período e evite que a gata saia para a rua.

Leia mais:  Os mitos e verdades sobre a castração

Por ser um objeto que não faz parte do cotidiano de uma gata no cio, ela pode precisar passar por um período de adaptação quando começar a usar o produto. Observe e, em caso de estranhamento, suspenda o uso imediatamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!