Calopsitas podem comer pão? Veja os hábitos saudáveis para a ave

A bióloga Rayane dos Santos mostra alimentos e ingredientes que a sua calopsita pode ou não comer

Assim como qualquer animal de estimação, as calopsitas exigem muitos cuidados por parte do tutor. A saúde da ave está muito ligada à sua alimentação, ja que as principais doenças que podem acometer o pássaro são decorrentes de sua má ingestão de alimentos. 

Uma das principais dúvidas sobre o que o dono pode ou não dar para a calopsita é em relação ao pão. Muitas vezes a ave pode ver o dono comendo e querer um pedacinho. Mas será que faz bem dar esse alimento para elas?

A resposta é: Não, as calospitas não podem comer pão. A bióloga Rayane dos Santos, responsável pelo treinamento do setor de aves na Cobasi, responde essa pergunta e separa alguns alimentos que a ave pode e deve comer.

Segundo ela, pães e torradas possuem sal, açúcar e fermento em sua composição, elementos que podem fazer mal ao animal por não ser um produto natural de sua dieta. Além disso, o fermento é um alimento que a ave não digere bem e isso pode causar problemas no sistema digestivo da ave.

Foto: shutterstock
As comidas para calopsita devem ser muito bem selecionadas

Todos os pães, inclusive os integrais, 7 grãos ou linhas light têm ingredientes em sua composição que fazem mal à ave.

"Algumas pessoas oferecem pães torrados porque acreditam que dessa forma anulam o efeito do fermento ao ser digerido, porém mesmo assim, continuam tendo outros ingredientes que não são naturais em sua alimentação, como o sal e o açúcar", explica a especialista.

O que mais a ave não pode comer?

Ingredientes como doces, chocolates, sal, feijão e arroz cozidos, biscoitos e bolachas, temperos desidratados (orégano, páprica, pimenta do reino, etc.), alho, cebola, abacate e sementes de frutas são exemplos de alimentos que não devem fazer parte da alimentação das calopsitas e qualquer outra espécie de ave.

Alimentos mais que permitidos na dieta da ave

Frutas:  são complementos ótimos e que agradam muito o paladar das calopsitas. Alguns exemplos são: mamão, banana, maçã, goiaba, manga e morango. 

Vale lembrar que as sementes dessas frutas podem fazer mal à ave e não devem ser oferecidas. 

Verduras e legumes:  Ricos em vitaminas e sais minerais, podem fazer muito bem ao animal. Alguns exemplos são: milho, beterraba, cenoura, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre e couve. 

Sementes:  São bem saborosas para a ave então não é necessário nenhum tipo de tempero. Os principais exemplos são: semente de girassol, painço, aveia, linhaça, cártamo e arroz com casca.

Além disso, é super importante manter água filtrada sempre ao alcançe da ave, banhos de sol em dias não muito quentes, e alguns brinquedos para aliviar seu estresse. Dessa maneira, você manterá uma boa qualidade de vida ao pet, além de deixá-lo com a aparência das penas (coloração) mais bonita.