Alimentar aves apenas com semente de girassol pode causar obesidade

Apesar de estar presente na dieta de muitas aves, as sementes de girassol não podem ser as únicas a compor a alimentação dos pets

Pássaros são animais que têm uma dieta variada. Dentre frutas, insetos e sementes, a última é a mais oferecida a eles por alguns tutores. E, apesar de precisar estar presente na alimentação das aves, a semente de girassol pode prejudicar o pet quando oferecida em grande quantidade por ser rica em gordura. Oferece-la como única opção também não é indicado, já que não contém todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Leia também: Algumas plantas tóxicas para gatos podem ser encontradas facilmente nas casas

Aves que comem apenas semente de girassol podem desenvolver problemas de saúde
Foto: shutterstock
Aves que comem apenas semente de girassol podem desenvolver problemas de saúde


A obesidade é um dos principais problemas que atinge as aves em cativeiros, principalmente por elas se movimentarem menos do que se estivessem na natureza. Uma alimentação que se limita a semente de girassol ou outros tipos de semente podem corrobar com o problema de saúde, assim é importante que diferentes alimentos, como frutas e legumes, sejam oferecidos. A variedade ajuda a satisfazer as necessidades de nutrição do animal.  

Leia também: Você sabia que hamster hiberna? Descubra como identificar esse comportamento

Caso o pet já esteja acostumado apenas com a dieta de sementes, a nova alimentação, mais variada, deve ser oferecida aos poucos. Fazer a mudança de forma brusca pode fazer com que o pássaro se recuse a comer novamente, ficando doente e desnutrido. Alguns dos alimentos que podem e devem ser oferecidos para aves são:

  • Maçã;   
  • Manga; 
  • Pêssego;     
  • Banana;     
  • Goiaba;     
  • Mamão;   
  • Cenoura;   
  • Brócolis;   
  • Semente de girassol (em poucas quantidades);   
  • Rações específicas para pássaros.

Em dias quentes, "picolés" caseiros são bem-vindos. Basta picar as frutas e congela-las com água. Além de refrescar a ave, também irá fazer com que ela gaste energia bicando o gelo e brincando com os pedaços de alimento. 

Leia também: Doença da arranhadura do gato é comum e atinge humanos e cães

Se estiver preocupado com o peso de seu pássaro de estimação, tente exercita-lo mais vezes, principalmente fora da gaiola se possível. Como não estão soltas na natureza, aves em cativeiro tendem a ganhar peso mais facilmente, principalmente se tiverem uma dieta de apenas de  semente de girassol .