Um prejuízo perigoso
Além do prejuízo de ter os cabos estragados pela diversão do bichano, isso ainda é perigoso, pois pode fazer mal ao gato e até causar choques elétricos, caso ele morda algum fio ligado na tomada.
Para um gato a fim de se divertir, tudo pode se transformar em brinquedo, principalmente objetos que se penduram, como cordas, elásticos e fios como os do carregador do seu celular ou dos fones de ouvido, por exemplo.
Além do prejuízo de ter os cabos estragados pela diversão do bichano, isso ainda é perigoso, pois pode fazer mal ao gato e até causar choques elétricos, caso ele morda algum fio ligado na tomada.
Assim como os cães, quando os dentes começam a crescer, os gatinhos buscam morder tudo o que encontram pela frente, ainda mais se for um fio pendurado e que balança, porque se torna também uma fonte de diversão para ele.
Muitos gatos superam esse comportamento quando atingem a fase adulta (geralmente no segundo ano de vida), mas alguns podem levar isso como um hábito. E isso é bem perigoso, ainda mais quando o pet está sozinho em casa. Mastigar um fio elétrico pode causar vários acidentes e, dependendo da intensidade, até a morte do animal.
Se mesmo adulto o seu pet não abandonou essa fase, pode ser que ele esteja apenas entediado. Os gatos precisam de muitas atividades e brincadeiras, especialmente os que ficam o tempo todo dentro de casa. Se ele encontra essa distração nos cabos, você pode corrigir esse comportamento.
Mais fácil do que simplesmente eliminar um hábito, é trocá-lo por outro. Distraia o seu gato com brinquedo que o divirta quando estiver sozinho e com algum que ele possa brincar também com os membros da família.
Objetos simples podem fazer a diversão dos felinos, como caixas de papelão, roupas de cama, tecidos, bichinhos de pelúcia, entre outros. Uma boa dica é também incluir um pouco de catnip para entreter o bichano. Você até pode cultivar a erva do gato em casa. Veja como no link.
Você pode utilizar de ingredientes simples par afastar o pet dessa fonte de diversão perigosa. Existem alguns odores que os gatos simplesmente odeiam (confira no link). Aqui vai uma receita simples: 1 colher de sopa de vaselina; 2 colheres de chá de suco de limão; 1 colher de sopa de pimenta vermelha moída.
Com os três ingredientes misturados, espalhe o resultado em todos os cabos elétricos que ficam ao alcance do gato. O cheiro e o sabor do limão com pimenta irão manter o bichano afastado dos fios.
Não precisa gastar dinheiro! Caso tenha papel alumínio, fita dupla face ou plástico bolha em casa você também pode cobrir os fios com algum deles. Não vai ficar exatamente bonito, mas os gatos têm certa aversão a esses itens e irá se afastar – depois é só retirar tudo.
É claro que o cenário ideal é não deixar cabos e fios com eletricidade ao alcance dos animais de estimação, principalmente pendurados que podem atrair a atenção dos pets. Mas, caso não seja possível evitar 100%, essas dicas irão te ajudar!
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!