10 raças de gato que vivem mais tempo

É comum que gatos domésticos que não tenham acesso à rua e sejam bem cuidados vivam tranquilamente por mais de 10 anos, mas algumas raças têm uma expectativa de vida mais longa do que outras.

Manx

Também conhecido como Gato manês, tem como característica a ausência de cauda. Acredita-se que se trata de uma mutação natural da coluna vertebral, mas nem todos os gatos da raça nascem sem rabo. A expectativa de vida desse felino é de 15 anos para mais.

reprodução shutterstock

Siamês

De origem tailandesa, o nome Siamês vem de “diamante da lua”. São donos de uma personalidade bastante sociável e brincalhona. A expectativa de vida desses bichanos é 15 a 20 anos. Saiba mais sobre a raça no link abaixo!

Sharon McCutcheon/Pexels

Oriental Shorthair

O gato de pelo curto oriental é descendente do siamês e pode ter até 300 cores diferentes de pelagem. A personalidade do bichano é semelhante a do ancestral e a expectativa de vida também, podendo superar os 15 anos.

Tania Van den Berghen/Pixabay

Azul Russo

Gatos com porte considerado elegante e fáceis de adestrar, por isso são famosos em anúncios de TV. Tendem a ser tímidos com estranhos, mas muito carinhosos com os tutores. A expectativa de vida média de vida é de 10 a 20 anos.

Milada Vigerova/Unsplash - 24/08/2016

Bombaim

Uma raça de gatos com pelagem primordialmente preta, mas também podem ser encontrados em tons zibelina. São carinhosos e brincalhões, sendo um grande companheiro por até 20 anos. Apesar da expectativa de vida longa, é uma raça considerada rara.

Pititebilette

Sphynx

Também conhecido como gato pelado, é uma raça popular pela aparência exótica e queridos por amantes de gatos que são alérgicos a pelos. São carinhosos e amam receber atenção. No tempo frio é importante mantê-los bem protegidos. A expectativa de vida é de 15 a 20 anos.

Maksym Diachenko/Unsplay

Persa

Gatos carinhosos e companheiros, apesar de parecerem quietos. Por terem pelos mais longos, precisam ser escovados frequentemente. A raça, assim como outras, é propensa a uma série de doenças, ainda assim pode viver de 15 a 20 anos em média. Para saber mais sobre doenças comuns em persas, clique no link abaixo.

Pixabay

Balinês

É bem semelhante ao gato siamês, mas com pelos mais longos. Eles têm também personalidades parecidas, sendo muito ativos, inteligentes e amantes de interação vocal. A expectativa de vida média é de 18 a 22 anos.

Reprodução/Pixabay

Ragdoll

Surgida no início da década de 1960, recebeu o nome ‘boneca de pano’ por ter um gosto bem especial por se esparramar no colo dos tutores. Costuma ser amigável mesmo com pessoas estranhas e, ao contrário da maioria dos gatos, não tem o hábito de escalar. Pode viver de 15 a 25 anos.

diak83/Pixabay

Birmanês (Burmese)

No inglês há uma distinção entre os gatos Burmese e Birman (Gato da Birmânia), que podem ser confundidos de acordo com a tradução. O Birmanês tem um porte médio e uma pelagem mais curta. A expectativa de vida média é de 18 a 25 anos, mas há registros de um birmanês que viveu além dos 35 anos de idade.

Dyadya_Lyosha/Pixabay

A vida dos gatos

Apesar da expectativa de vida diferir entre as raças, é comum que gatos passem dos 20 anos, quando recebem todo o carinho e cuidados necessários. Uma gata sem raça definida chamada Crème Puff faleceu em 2005 aos 38 anos de idade. Em 2017, o gato Nutmeg faleceu aos 32.

Reprodução Bored Panda

Mas quanto isso dá em ‘anos humanos’?

Saiba como identificar a idade dos gatos em anos humanos em cálculos simples. Confira no link abaixo!

Pexels/Pixabay

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades divertidas do mundo dos pets diretamente no seu celular!