10 cheiros que os gatos amam

Os gatos têm um olfato 14 vezes melhor do que o dos seres humanos, o que torna alguns odores realmente desagradáveis para eles. Contudo, o contrário também acontece e alguns perfumes agradam muito os bichanos – mas não é sempre que é bom ter esses itens por perto o tempo todo.

Catnip (erva do gato)

A Nepeta cataria, mais conhecida como catnip ou erva do gato, exerce um efeito narcótico sobre o animal. O princípio ativo encontrado na composição da planta produz um impacto psicoativo nos felinos, estimulando a mente, o que os incentiva a brincar e se mover mais.

Menta, manjericão e hortelã

Essas três plantas fazem parte da família Lumiaceae, a mesma da catnip. O que atrai os bichanos e, em certos casos, podem ter também efeitos semelhantes, com estímulos mentais.

Oliveira

Um dos odores que mais encantam os felinos. A planta também produz um efeito narcótico nos gatos alterando o comportamento. Isso acontece graças a um ativo presente nas folhas e no tronco da oliveira, uma substância chamada oleuropeína. Também semelhante aos efeitos da catnip.

Lavanda

O cheiro da lavanda atrai os gatos e faz com que eles se aproximem para cheirar e se esfregar. Neste caso, o efeito é mais brando que o da catnip e pode surtir efeitos diferentes em cada gato da casa, ou mesmo o bichano pode simplesmente ignorar.

Tomilho

Além de ser um dos cheiros mais chamativos para os gatos, é uma das plantas mais benéficas para a saúde dos bichanos. Isso se deve às propriedades calmantes e anti-inflamatórias presentes e pode aliviar irritação nos olhos, como conjuntivite e alergias, por exemplo.

Aromas Florais

Muitos gatos são atraídos pelo aroma intenso de algumas flores. Nesse caso pode representar um sério risco para os pets, já que algumas plantas são altamente tóxicas para eles. Antes de ter flores e plantas em casa, é importante verificar se são saudáveis para os pets.

Aroma Frutado

Frutas como morangos, pêssego ou melancia emanam aromas bem característicos e intensos que chamam a atenção dos bichanos. O cheiro agradável de algumas frutas pode fazer até mesmo que os pets se sintam atraídos para provar o alimento.

Madressilva

Parte das populares flores de Bach, agem no organismo do gato exercendo efeito calmante. Essa planta é usada até mesmo em tratamento terapêuticos nos animais, reduzindo efeitos do estresse, insônia e ansiedade, por exemplo.