Conheça 10 odores comuns nas casas que os gatos odeiam

Por causa do olfato apurado, alguns cheiros que são normais para os seres humanos ficam bem ruins para os gatos

Sabemos que os animais têm os sentidos muito mais apurados que os nossos. Os cães, por exemplo, escutam melhor e sentem odores com maior intensidade do que os humanos. Já os gatos, têm um olfato catorze vezes mais forte. Comparando a eles, nossos cinco sentidos são extremamente fracos. 

Leia também: A erva de gatos vicia? Como ela afeta o pet? Saiba mais sobre o produto

O olfato dos felinos possui, no focinho, uma mucosa cheira de nervos, formada por 67 milhões de células. Para ter uma ideia, os humanos tem apenas 5 milhões dessas mesmas células. Já os cachorros tem 200 milhões. É por isso que os gatos conseguem identificar facilmente os  odores , significando que seu olfato é extremamente preciso. 

Uma caixa de areia fedida afasta os gatos, então eles acabam fazendo suas necessidades em outros locais, como tapetes e vasos de plantas
Foto: Reprodução Pinterest
Uma caixa de areia fedida afasta os gatos, então eles acabam fazendo suas necessidades em outros locais, como tapetes e vasos de plantas

Por causa do sentido apurado, nem todos os cheiros são bem aceitos pelos bichanos, e alguns nem imaginamos. Pode parecer estranho, por exemplo, que o odor da banana seja ruim para o animal, mas lembre-se que eles são diferentes de nós nesse quesito. 

Existem odores típicos que a maioria dos felinos odeia, mas não é via de regra. Determinados cheiros podem desagradar mais a uns do a outros. No entanto, separamos alguns itens comuns e presente nas casas, que a grande maioria tem repulsa. Vejam quais são e, se possível, mantenha longe do seu companheiro. 

Caixa de areia suja

Entrar em um banheiro sujo e fedido é ruim para qualquer um, imagine então para os gatos que tem o olfato bem mais apurado. Quando eles sentem o cheiro de uma caixa de areia em más condições não vão querer se aproximar. Consequentemente, farão suas necessidades em outro local, como um tapete ou vaso de planta. Melhor limpar a caixa e evitar isso, certo?

Peixe estragado

Os felinos, assim como os humanos, odeiam o cheiro fedido de peixe podre ou em mau estado. A recomendação é jamais oferecer esse alimento estrago, pois ele não suporta o odor e certamente ficará doente ou sofrendo de intoxicação. Em outras condições, peixe é sempre bem vindo à dieta dos bichanos.

Leia também: Diabetes em gatos: como cuidar do bichano com essa doença

Foto: reprodução shutterstock
Odores cítricos, como laranja e limão, num geral causam repulsa nos gatos, por isso utilizam essas frutas como repelente de gatos

Odores cítricos

Se você deseja manter seu gatinho longe de alguma coisa, como certas plantas do jardim ou alimentos da cozinha, esfregue a casca ou óleos de frutas cítricas. Eles não gostam do cheiro de limão, laranja, limas, entre outros. Os bichanos também não apreciam muito o sabor, por isso, é bem provável que nem se aproximem das zonas da casa em que existam muito desses elementos. 

Pinho

Pinho não está entre os cheiros mais odiados pelos gatos, pois não incomoda tanto seu olfato. Porém, não se pode abusar da intensidade desse odor. Evite comprar areias feitas com esse material, pois pode incomodar o bichano a ponto dele odiar e rejeitar a caixa. É melhor escolher aquelas neutras, sem cheiro, para não provocar a desaprovação do animal. 

Pimenta

Repare que seu bichano nunca se aproxima de alimentos picantes ou condimentados demais. Isso acontece porque seu olfato encara esses itens como algo tóxico. Então, mantenha pimenta, mostarda e curry fora do alcance. 

Banana

Mesmo que a banana seja saudável, rica em potássio e muito nutritiva, seu cheiro não agrada tanto os felinos. Se deseja mantê-lo longe de algum local da casa, como o sofá e as camas, esfregue (por fora) a casca da banana para que seu odor seja liberado e impregne no item. O pet não irá se aproximar tão cedo do lugar. 

Foto: reprodução shutterstock
Determinadas plantas não agradam o olfato dos bichanos, já outras são tóxicas e devem ser mantidas longe

Determinadas plantas

Tomilho, limão, lavanda e gerânio são algumas das plantas que os bichanos passam longe. Caso seu amigo adore destruir o jardim e fazer a maior bagunça na terra, uma dica é plantar um par dessas plantas odiadas. Não é garantia que ele ficará longe do quintal, mas é bem provável que a intensidade do caos diminua. 

Leia também: Areia para gatos: Qual é a melhor opção para o seu bichano?

Existem também aquelas ervas que são consideradas tóxicas para felinos. Nesse caso, é bom evitar plantá-las no jardim — apesar de que muitos gatos já ficam longe instintivamente. Um exemplo típico é o eucalipto, uma vez que seus óleos essenciais podem ser nocivos e o bichano sabe disso. Ou seja, dificilmente ele se aproximará da erva. Consulte o veterinário para conhecer as outras plantas proibidas. 

Produtos de limpezas e de higiene pessoal

Produtos de limpeza afastam os felinos por causa do odor intenso e químico. Preste atenção quais itens está comprando no supermercado, tanto para limpar a casa quanto os utensílios do animal. Opte por aqueles com cheiro suave ou neutro.

Os produtos de higiene pessoal também não tão agradável como é para nós. Atenção especial para os itens que utiliza no gato, como shampoo ou perfumes. Aqueles com odor muito intenso pode deixá-lo estressado e irritado. 

Foto: reprodução shutterstock
Os gatos não suportam o cheiro de outros felinos, pois são muito territorialistas e se sentem ameaçados

Café

O café não pode ser classificado como um item de cheiro ruim, porém, libera um aroma muito forte para as narinas apuradas do gato. Por esse motivo é um ótimo item para utilizar como repelente, assim como as frutas cítricas e banana. Esfregue um pouco dos grãos no lugar que deseja manter seu amigo afastado. 

Leia também: Aprenda a plantar Catnip, a "erva dos gatos", em casa

Outros gatos

De todos os odores odiados pelos gatos, esse é o mais peculiar e interessante. Como eles tem um olfato muito sensível, ficam extremamente incomodados com o "perfume" de um novo felino, a ponto de colocar seus pelos em pé. Esses animais são muito territorialistas, por isso a repulsa por um desconhecido. Por outro lado, isso não acontece com bichanos amigos ou que já haja uma dinâmica regular.