As principais características dos papagaios

O papagaio é famoso pela capacidade de aprender a reproduzir diferentes sons. A ave silvestre é o único animal domesticado capaz de reproduzir palavras e até músicas na língua humana.

Exige responsabilidade

Quem tem um em casa, adora ensinar novas palavras e truques, mas manter uma ave de estimação não é tarefa fácil. Além de autorização, é preciso ter certeza da procedência do animal para não colaborar com nenhum tipo de prática ilegal.

Caio/Pexels

O papagaio na América do Sul

Com o nome científico Amazona aestiva, o papagaio está presente na Bolívia, norte da Argentina e no Brasil, país em que é protegido pelo IBAMA, principalmente devido ao forte contrabando de animais silvestres.

Aashutosh Sharma/Pexels

Tamanho e personalidade

O papagaio de estimação tem em torno de 38 cm e pesa cerca de 400g. Tem personalidade e pode ser divertido e bem carente, precisando ter alguém sempre por perto. Caso contrário, podem desenvolver problemas de saúde como depressão.

Magali Guimarães/Pexels

Podem aprender truques

São capazes de aprender a “falar” e dançar ao som de algumas músicas. Mas apenas 15% dos papagaios realmente aprendem truques. Por isso não se deve forçar a ave caso ela não esteja disposta a fazer passinhos para uma rede social.

A expectativa de vida e a beleza

Os papagaios podem viver em torno de 80 anos e chamam a atenção por terem penas verdes que preenchem quase todo o corpo, ganhando outras colorações nas extremidades, como testa, bico, olhos e pontas das asas.

Pixabay

Cuidados com o papagaio de estimação

Não se deve deixá-los sozinhos por longos períodos. E é preciso fazer visitas regulares a um médico veterinário especializado em aves. A alimentação é feita com comidas naturais: frutas frescas, legumes cozidos no vapor sem tempero, entre outras.

Depy/Pexels

Ambiente

A ave não deve ficar presa, mas precisa de uma gaiola para repousar que deve ser grande e espaçosa. Não é uma prática tão amigável, mas caso decida aparar as asas para evitar fugas, procure ajuda de um profissional para evitar acidentes.

André Lisatchok/Pexels

Como ter um papagaio legalizado

Jamais compre um papagaio sem procedência. Toda ave deve ser legalizada pelo IBAMA. Para saber disso basta verificar se ele possui um anel da instituição com o número de registro (e ter certeza de que não é falsificado). Além disso, nunca retire um animal silvestre da natureza.

Werlley Meira/Pexels

Pesquise sobre o criadouro

Compre apenas aves de criadouros confiáveis e exija comprovante de registro do IBAMA. Pesquise no site da instituição se o criador é realmente autorizado. Com isso, além de evitar o contrabando de aves, terá mais chances de ter um papagaio saudável e que poderá aprender truques – já que são os mais reproduzidos em criadouros.

Reprodução

Confira mais 6 curiosidades sobre papagaios

Clique no link abaixo!

nkk no Pexels

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertidas sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!

sergio souza/Pexels