7 curiosidades sobre filhotes de cachorro que você deveria saber

É difícil não amar cachorros

Ainda mais quando são filhotinhos. Mas esses pequenininhos precisam de cuidados especiais que muitas pessoas nem imaginam. Você sabe tudo sobre eles?

Unsplash/Patrick Kool

Eles podem sonhar!

Nos primeiros meses de vida que os cães estão aprendendo muito do que eles irão levar pelo resto da vida, e durante o sono que essas informações são “processadas” enquanto dormem profundamente e sonham. Então é normal que eles se mexam e emitam sons, não precisa se preocupar!

Eles têm dificuldade em mastigar

Os cães pouco mastigam e engolem parte dos alimentos inteiros, é normal. Mas é importante ter cuidado com pequenos objetos que filhotes de cães e gatos podem engolir, não deixe nada perigoso ao alcance deles, como: bexigas, linhas, tecidos, moedas, brinquedos infantis e até cadeados.

Não precisa "amolecer" alimentos para ele comer

É comum que tutores pensem que misturar os alimentos dos filhotes facilitará na hora de eles comerem, mas não é bem assim. É importante que o alimento seja de boa qualidade, completo e balanceado. Uma boa ração de filhotes já é o ideal para eles, não é preciso misturar leite, água ou carne.

Pexels

O olfato é mais importante que o paladar!

O olfato dos cães é super apurado, isso todo mundo já sabe. E isso acontece desde que são apenas filhotes. E o olfato é mais importante até mesmo que o paladar, tanto que os pets geralmente comem petiscos sem ao menos mastigar, porque já “se deliciaram” somente com o aroma do alimento.

Vacina e vermifugação são essenciais!

As vacinas devem ser aplicadas mensalmente e é importante que não saiam de casa até terem o ciclo completo. A vermifugação também é muito importante na infância do pet. A proximidade com o solo e o acesso ao alimento no chão facilitam a infestação por parasitas intestinais. Esse medicamento deve ser recomendado por um médico veterinário.

Reprodução Pexels

Eles podem tomar banho

Os filhotes podem tomar banho, em caso de necessidade. Deve ser usado xampu específico para filhotes, enxaguar com água morna e secar com toalha e secador morno a uma distância adequada.

Shutterstock/Pinterest

Demoram a aprender onde fazer as necessidades

É normal! Filhotes demoram um tempinho para aprender a fazer xixi e cocô no local correto. Tem que ter paciência. Quando ele fizer no local errado e se mostrar envergonhado, é sinal que sabe que “fez errado”, mas ainda não entendeu onde é o lugar certo. Não brigue com o seu filhote por isso!

shutterstock

Acompanhe o Canal do Pet também pelo Instagram!