Chega de sujeira! Dicas para ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo

André Almeida, do adestramento comportamental, explica que antes de começar o treinamento é preciso entender o cachorro

Não é difícil encontrar um dono de cachorro que sofre com os problemas comportamentais do pet . Entre eles, um dos principais é o local das necessidades: muitos cães não fazem cocô e xixi no lugar certo, mesmo após muitas tentativas de adestramento por parte do tutor. 

A falta de sucesso dos donos em ensinar o cão a fazer xixi no lugar certo pode ser a forma como a lição está sendo ensinada. André Almeida, do adestramento comportamental, explica que antes de ensinar é preciso condicionar o animal - principalmente quando filhote - com alimentação e obediência de comandos básicos, além de entender o comportamento dele. 

O dono precisar dedicar tempo para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo
Foto: shutterstock
O dono precisar dedicar tempo para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo

"Antes de tudo, é importante que o dono regre a alimentação do cachorro. Depois que isso está funcionando, é hora de definir o local onde o banheiro do pet ficará. O próximo passo é incentivar atividades para que o organismo do animal comece a trabalhar, uma boa opção são os exercícios de obediência básica. Só quando todos os passos anteriores estiverem funcionando, é hora de começar a aula da necessidade no lugar certo", explica o adestrador. 

A aula de adestramento para necessidades no lugar certo deve ser feita próxima ao horário de alimentação do cachorro. A ração é dada enquanto o tutor exercita os comandos básicos (senta, deita, junto) que estão sendo aprendidos pelo animal. Enquanto isso, o dono presta atenção se o pet demonstra vontade de "ir ao banheiro" e fica mostrando o tapete higiênico para ele. 

Os filhotes fazem suas necessidades em média de 5 a 15 minutos após comer, alguns podem fazer antes ou depois disso, o importante é que no momento ele esteja perto do tapete higiênico e que o dono esteja incentivando-o a usá-lo. 

Leia também: Cachorro mordendo muito? Adestrador dá dicas de como resolver o problema

Você viu?

André Almeida mostra esse procedimento abaixo. A aula é com Joy, uma filhote da raça Vizsla que está em treinamento para correção sanitária e obediência básica. 

"Como vocês podem ver no vídeo, eu tentei um tapete higiênico e a Joy não quis fazer, então eu mudei o local e ela fez. Quando o cão é filhote ele não entende que deve sair de um local para outro quando sente vontade, onde dá vontade ele para e faz, então é importante que ele tenha diversos locais para fazer as necessidades com fácil acesso", observa André. 

A rotina de induzir o cão a fazer as necessidades no lugar certo deve ser criada. Sempre que ele fizer, o acerto deve ser marcado com elogio, carinho ou até mesmo um prêmio. 

Quando o animal faz as necessidades fora do momento de treinamento e do local certo, o dono também deve intervir. "Usar uma distração que chame a atenção do pet, de preferência que não seja utilizada para brincar ou petiscos, é uma forma de interromper o cocô ou xixi no lugar errado sem a necessidade de uma bronca."

A dica de André para essa distração é fazer um barulho ou jogar algo em uma direção que vai chamar a atenção do cachorro. A ideia não é assustar o pet ou deixá-lo com medo, mas sim fazer com que ele pare as necessidades imediatamente. Assim que isso acontecer, leve-o até o tapete higiênico. 

Leia também: O cão pode brincar de cabo de guerra? Como saber se a diversão é saudável?

André afirma que essas dicas para ensinar o cachorro a fazer cocô e xixi no lugar certo funcionam com a maioria dos cães. Caso não dê certo com o seu, a saída é contratar um profissional para ajudar a definir a situação.