Como cuidar de um cão surdo

Os cães podem nascer surdos ou perderem a audição ao longo da vida, por infecções ou efeitos da idade. Se o pet passa a ignorar comando, latir menos, e reagir com surpresa quando é tocado, pode ser um sinal de que ele está ficando surdo.

Para prevenir novos problemas

A surdez nos cães ocorre de forma gradual e por isso é muito difícil ter um diagnóstico precoce. O mais comum é que as alterações só sejam notadas quando estas se agravam. Mesmo com dificuldade é essencial que o cão surdo seja examinado o mais rápido possível.

Causas da surdez em cachorro

Os principais fatores ligados à surdez são herança genética e outras doenças. As infecções crônicas de ouvido, causada por fungos e bactérias, e infecções virais, como cinomose, estão entre as causas mais comuns dos quadros de surdez nos pets. O problema também pode estar ligado às doenças comuns em cães idosos.

Medicamentos podem alterar a audição

Antibióticos aminoglicosídeos podem ser prejudiciais em doses elevadas ou por longos períodos por serem capazes de danificar a estrutura do ouvido. Além disso, acidentes e traumas, como um AVC ou uma pancada forte capaz de lesionar nervos, também podem ser fatores de risco.

Raças com maior índice de surdez

Entre os cachorros que já nasceram com a deficiência, a maior parte é de raça pura, como Dálmata, Boston Terrier, Dachshunds, Collies, Bull Terrier, Pastor de Shetland e alguns SRDs com cores de olho diferentes têm mais predisposição ao problema.

Meg Price/Flickr

Como identificar um cachorro surdo

A maneira mais eficaz é prestar atenção na mudança de comportamento. Fazer testes com o pet desde filhote (após 25 dias de vida) pode ser outra opção. A melhor maneira de testar a audição é selecionar um barulho que os filhotes não conhecem, como o som agudo de um apito.

Victor Grabarczyk/Unsplash

Como fazer

Coloque o animal em ambiente tranquilo e deixe que ele reconheça o novo espaço. Quando o pet estiver focado em você, peça para que alguém emita o som, fora do alcance visual do animal. O cão que escuta vai procurar de onde vem o som e o surdo continuará a olhar para você como se nada tivesse acontecendo.

Como educar um cachorro surdo

Os cães são auditivos e olfativos e aprendem muito com a entonação da voz humana, normalmente são educados com elogios e repreensão verbal. No caso dos animais surdos, isso terá que ocorrer de outra forma.

Sinais visuais

Como o cão não pode ouvir o elogio verbal, o ideal será usar sinais com as mãos (treinamento visual) que poderá se tornar o principal meio de comunicação entre o dono e o cachorro surdo.

Comunicação noturna

Além desse recurso tradicional, poderá também haver o uso de lanternas para a comunicação noturna, ou ponteiras de laser, pois é muito mais brilhante que a luz normal e pode alcançar até 100 metros.

Como fazer

Ao brilhar o ponto de laser na frente do cão, ou em uma parede, o tutor pode atrair a atenção do cachorro surdo. Mas jamais se pode direcionar as luzes para os olhos, isso pode causar desconforto e até lesionar a retina.

Daniel Lincoln/Unsplash