As doenças que mais atingem os cães idosos

Com a chegada da velhice, a saúde do pet fica debilitada e propensa a contrair diversas doenças

Conforme as pessoas envelhecem, todo o corpo vai ficando fraco e vulnerável, o que torna o organismo suscetíveis a contrair diversas doenças. O quadro ainda pode ser pior porque, como o metabolismo perde a potência, se recuperar fica bem mais complicado. O mesmo processo acontece com os cães idosos. Eles também perdem força e energia, ficando expostos a problemas de saúde. 

Plano de saúde animal: como funciona e as vantagens de ter um

Por esse motivo, quem tem cães idosos em casa precisa ter atenção redobrada com a sua saúde. Quanto mais rápido a doença é diagnosticada, melhor será as chances de cura. Assim, o bichinho não fica sofrendo com os sintomas e aumenta sua expectativa de vida. Para se prevenir, confira uma lista das enfermidades que mais atingem cachorros de idade avançada. 

Confira cuidados necessários ao seu cão idoso!
Foto: Reprodução
Confira cuidados necessários ao seu cão idoso!

Câncer

Com a chegada da velhice, as chances do câncer se desenvolver aumentam consideravelmente, já que todo o organismo do cão fica enfraquecido. Apesar de não ter cura, se o animal for diagnosticado rapidamente, as chances de recuperação são altas. Ele provavelmente passará por quimioterapia, mas o tratamento adequado dependerá do veterinário. 

Para evitar que o câncer avance, leve o pet para realizar exames regulares e fique atento a alguns sintomas: perda de apetite e de peso, dificuldades para comer, feridas que demoram a cicatrizar, inchaços anormais, sangramentos, odor estranho, dificuldades em urinar, defecar e respirar e exaustão na hora de fazer exercícios.

Obesidade

A obesidade é difícil de evitar na velhice, o cão perde boa parte da energia e vivacidade de quando era jovem, então começa a acumular calorias. O dono também é um grande culpado nisso, já que automaticamente diminui a quantidade de passeios e brincadeiras por achar que o pet precisa descansar. Aliado a isso, não troca a ração para a sênior e continua oferecendo a mesma quantidade de comida de sempre. Todas essas ações reunidas levam o cão a ficar acima do peso. 

Para evitar essa situação, basta não abolir os exercícios físicos e as brincadeiras. Você deve brincar bastante com seu cão, mas sempre respeitando seus limites e deixando-o descansar, permita esse momento. Não se esqueça de trocar a ração também, pois a sênior é feita exatamente para pets idosos e contém menos calorias.

Confira cuidados necessários ao seu cão idoso!

Foto: reprodução shutterstock
Conheça as doenças mais comuns e cães idosos para se previnir


Catarata

Assim como os humanos, os cães também vão perdendo a qualidade do olhar com a velhice. No caso da catarata, é a perda total ou parcial da visão. Você notará que os olhos começarão a ter um aspecto nublado e o pet esbarra em todos os objetos da casa. 

Se for diagnosticado cedo, principalmente quando o cão não está tão idoso, é possível realizar uma cirurgia e resolver o problema. Caso não seja possível essa alternativa, as chances dele ficar cego são altas e caberá ao dono ajudar o bichinho a andar pela casa. 

Problemas cardíacos

O coração é um órgão importante e que precisar de cuidados sempre. Os cães idosos estão propensos a desenvolver problemas cardíacos, principalmente nas válvulas do coração. Para diagnosticar o problema a tempo fique atento a alguns sinais dados pelo pet, como cansaço acima do normal durante a atividade física, perda de peso, falta de ar, língua arroxeada e tosse. 

Osteoartrite

Essa doença é bastante comum na velhice porque tem a ver com o envelhecimento natural das cartilagens, que se desgastam com o tempo. Não tem como evitá-la, mas é possível retardá-la. Fique de olhos em alguns sintomas, como dificuldades para subir escadas ou rigidez quando levanta, perda dos músculos e comportamento irritadiço. Se não for tratada rapidamente, a enfermidade pode piorar. Além disso, cães obesos ou de porte grande são mais propenso a desenvolver a doença. 

Foto: reprodução shutterstock
Conheça as doenças mais comuns e cães idosos para se previnir

Problemas dentais

Assim como as cartilagens, os dentes vão se desgastando com o tempo e perdendo sua qualidade, aumentando as chances de desenvolver problemas. Os sintomas claros de doenças periodontais é o forte mau-hálito, mudanças na alimentação e perda de peso. É importante diagnosticar e tratar a enfermidade o mais rápido possível para o cão não perder nenhum dente ou contrair infecção. 

Insuficiência renal

Problemas no rim podem aparecer em qualquer idade, mas é mais propenso nos idosos. A doença aparece quando esse órgão começa a ter dificuldades para transformar a água em urina. Como consequência, os rins diminuem de tamanho e ficam fibrosos e enrugados. Dentre os sintomas, xixi em grandes quantidades, aumento da sede, perda de peso e apetite, fraqueza e até vômito. Consulte um profissional para saber como tratar a doença. 

Cão idoso: 10 sinais de que a velhice chegou para seu pet

Para evitar, ou pelo menos diagnosticar com antecedência todas essas doenças, é importante realizar exame regulares nos cães idosos. Esse procedimento de rotina deve ser feito em qualquer idade, mas se torna imprescindível na velhice.