Olhos com cores diferentes: o que causa e em quais raças é mais comum

A heterocromia é a representação de uma anomalia genética que causa a ausência de pigmentação na pele e nos pelos dos animais, quando há uma diferença nesta quantidade, em relação aos olhos, estes ficam com cores diferentes entre si

Foto: Pixabay
Heterocromia é uma alteração genética e não causa qualquer problema para a visão

Uma variação genética que dá um charme todo especial para o indivíduo que a possui, a heterocromia é uma característica um pouco mais comum em gatos brancos, contudo também pode ser encontrada em diversos outros indivíduos, sejam outros gatos, cães ou seres humanos – embora em humanos seja algo muito mais raro.

Em resumo, a heterocromia consiste quando um animal possui olhos com cores diferentes, podendo ser desde um olho de cada cor, até mesmo cores diferentes no mesmo olho, sendo dividida em três tipos distintos:

  1. Heterocromia completa: quando cada olha possui uma cor diferente.
  2. Heterocromia central: quando os olhos apresentam várias cores.
  3. Heterocromia setorial: quando uma cor diferente da que predomina aparece como uma mancha na íris do olho.

Ter qualquer uma dessas condições não afeta em nada a saúde do animal, que terá uma visão tão boa quanto a de qualquer outro. Eles já nascem com essa anomalia e apresentam os “sintomas” desde cedo.

Pode acontecer de o animal manifestar a heterocromia de forma retardada, após algum tempo de vida, mas isso não é algo comum e pode ser chamada como heterocromia adquirida ou desenvolvida. Esta sim pode ser consequência de alguma doença ou ferimento os olhos do cão ou do gato e, nesses casos, é imprescindível que o tutor leve o pet ao veterinário logo que notar a mudança de cor nos olhos para que checar o que está havendo.

Como acontece

Foto: reprodução shutterstock
A heterocromia em cães é definida pela herança genética, por isso alguns animais têm e outros não. Além disso, essa condição também não causa graves problemas de visão

A heterocromia ocorre quando há uma ausência de melanócitos (células protetoras de melanina) responsáveis pela pigmentação da pele, dos pelos e dos olhos dos animais e também dos seres humanos.

Se ao nascer o animal tiver uma quantidade diferente de melanócitos em cada olho, esses terão cores diferentes, geralmente um olho será em tons de castanho e o outro azul - no caso dos gatos é mais comum que um olho seja azul enquanto o outro fique entre tons de verde ou amerelo.

Em gatos brancos ou com manchas brancas, essa característica é mais comum. Esses animais possuem um gene responsável pela ausência de melanina, algo que é hereditário. Para os cães também há o gene Merle, responsável direto pela transição da cor azul na íris e a pigmentação no nariz do animal, em algumas raças esse gene é mais comum do que em outras.

Mesmo não apresentando riscos para a visão dos animais, cães e gatos com heterocromia possuem uma sensibilidade maior a luzes fortes, sobre tudo à luz do sol, já que sem a proteção do pigmento para o bloqueio da luz, até memo a pupila fica em risco. Devido à menor proteção, mais luz alcança a retina no fundo do olho e pode ser bem doloroso - isso também acontece com pessoas de olhos claros, por exemplo.

Apesar de ser uma condição herdada geneticamente e totalmente saudável, a heterocromia deve ser sempre algo natural. Esses animais nunca devem ser cruzados com o objetivo de gerar mais pets com olhos de cores diferente, pois os filhotes podem nascer cegos ou surdos.

A nível de curiosidade, gatos brancos possuem uma maior incidência de surdez ao nascerem, pois o gene responsável pela falta de pigmentação nos pelos também pode causar problemas auditivos, alguns estudos indicam que cerca de 72% dos gatos brancos de olhos azuis sejam surdos. No entanto, os olhos do pet não possuem qualquer ligação com este fato e geralmente eles enxergam sem qualquer problema.

Algumas raças de cães e gatos têm uma maior predisposição a herdar a heterocromia, entre elas estão:

 Cãs

Foto: Pixabay
A falta de pigmentação/melanina pelo corpo afeta também os olhos


  • Australian Cattle Dogs
  • Boxers
  • Collies
  • Danes
  • Daschunds
  • Dálmatas
  • Old English Sheepdogs
  • Huskies Siberianos
  • Weimaraners

Gatos

Foto: Pixabay
Apesar de ser algo muito mais comum em gatos brancos, ou com manchas brancas pelo corpo, pode acontecer também com outros animais de cores variadas


  • Angorá
  • Bobtail japonês
  • Van turco
  • Siameses
  • Persas
  • Birmaneses