6 raças de cães que mais gostam de água

Brincar na água pode ser muito divertido, além de trazer diversos benefícios para a saúde por meio da natação. Contudo, nem todos os cães podem nadar, como Pugs, Buldogues e Dachshunds, por exemplo. Por outro lado, algumas raças são exímias nadadoras e simplesmente amam o contato com a água.

Labrador Retriever

De grande porte, estrutura musculosa e membros firmes, o Labrador se destaca como um dos melhores nadadores. A relação dele com a água vem dos ancestrais. Ao longo do tempo, programas de criação foram aprimorando a raça, dando mais habilidades até se tornar o Labrador moderno. Hoje, por causa desse perfil, o cão é utilizado em resgates e salvamento de pessoas na água.

Setter Irlandês

Esse cão se tornou muito popular na Irlanda por causa das habilidades de caça. Apesar das aptidões na terra serem mais conhecidas, o Setter Irlandês é um grande amante da água. A estrutura do corpo permite ser um ótimo nadador e o pelo não atrapalha na hora de se movimentar.

george_and_troja

Golden Retriever

O criador gostava de caçar aves aquáticas e queria um cão que conseguisse avançar em uma vegetação densa, enfrentar águas frias e, ao mesmo tempo, fosse fiel e companheiro. Com um alto nível de energia, corpo forte, bem desenvolvido e pernas musculosas, é perfeito para o nado. Está entre os melhores cães para salvamento de pessoas na água.

Chesapeake Bay Retriever

Provavelmente ancestral do Terra Nova, Cão de Água Irlandês e Retrivers locais, o Chesapeake Bay Retriever desenvolveu incríveis habilidades aquáticas. A raça era imbatível na função de caçar patos e nadar. A ligação com a água é tão forte que esse cão pode tolerar condições climáticas extremas. Para a raça, exercícios debaixo da água precisam ser frequentes.

Pixabay

Cão D’Água Português

Originalmente, a raça foi muito usada por pescadores, para recuperar objetos caídos no mar, guiando cardumes até redes de pesca, como mensageiro para quem estava no navio, entre outras atividades. Por causa de suas habilidades como nadador, era um cão muito valioso na época. Atualmente é um animal de companhia, mas o amor dele pela água não diminuiu.

Instagram/beau.theportie

Cão D'Água Frisado

Surgiu há aproximadamente 400 anos, é fruto do cruzamento de cães ciganos com um cão indígena frisado, hoje extinto. Era usado para caçar animais pequenos, como mamíferos e aves aquáticas. Também exercia a função de vigilância e guarda, principalmente de lontras, que eram consideradas grandes ameaças aos pescadores. Hoje é mais um animal de companhia, mas as habilidades aquáticas dele foram passadas de geração para geração.

Reprodução/ Pinterest

Não force o cão a entrar na água

É importante lembrar que, mesmo que o pet seja de uma dessas raças, não significa que ele vá gostar de água. Nem todos nascem iguais. Por isso, se notar que o cão não curte ficar próximo de ambientes com água, vá com calma e não o force. Há grandes chances do bichinho ter medo e cabe a você ensiná-lo a não temer.