Protetor solar para cães existe, é muito importante e deve ser usado sempre

Assim como os humanos os cães também podem desenvolver doenças de pele se não usarem protetor solar

Tomar cuidado com nossos animais de estimação no calor já é algo que muitos donos sabem ser necessário, como sempre manter o pet hidratado e evitar passear na rua em dias muito quentes. Mas o que muitos tutores não imaginam é que o protetor solar para cães também deve ser usado, mesmo em dias não tão ensolarados.

Leia também: Conheça 6 raças de cachorro inteligentes e fáceis de adestrar

É muito importante passar protetor solar em cães principalmente nos brancos
Foto: shutterstock
É muito importante passar protetor solar em cães principalmente nos brancos


Quem explica sobre os danos de não usar protetor solar em animais é a veterinária Carolina Ferreira. “ Cães podem sim desenvolver lesões cancerígenas com a ação dos raios ultravioletas. Geralmente vemos lesões como dermatites, que são as pré-cancerígenas, doenças autoimunes e o câncer de pele .”

Para evitar esse tipo de problema existem protetores solar específicos para pets, e eles funcionam igual os de humanos, bloqueando os raios que causam danos à pele. “As regiões a serem protegidas são as que têm menos volume de pelos, e com isso ficam mais expostas. As orelhas e focinho, por exemplo, devem ter a aplicação do protetor diariamente”, diz Carolina. Outras partes a serem cuidadas são as patas e a barriga, que também ficam muito expostas.

Leia também: Cresce número de casos de cães deixados dentro de carros em dias quentes

Apesar de todos os animais estarem sujeitos a desenvolverem problemas de pele se não usarem protetor, algumas raças e cores de pets são mais propensas. “Os Pitulls , Bull Terriers e Buldogues no geral tem mais predisposição nesses casos”, finaliza a veterinária. Quem têm animais de coloração branca também precisam ter atenção especial com o sol no pet.