Cuide do seu pet na primavera

A época mais florida do ano traz um clima ameno que parece bastante apropriada para passear com os cães. Mas o que parece perfeito também apresenta alguns perigos à saúde dos pets, como crises alérgicas e intoxicações.

Pets e plantas: cuidado!

Cachorros e gatos tendem a ser muito curiosos, principalmente quando se trata de “novidades”, e encher a casa de plantas e flores pode ser um convite para esses bichinhos tentarem descobrir o que é, mas nem sempre isso é seguro.

reprodução shutterstock

De olho nos parasitas externos

Outro agravante desta estação é o aumento de parasitas externos, como pulgas, carrapatos, moscas e pernilongos. Eles são os responsáveis pela transmissão de doenças que podem ser fatais. Mantenha a aplicação dos ectoparasiticidas em dia.

Shuttersock

Os pets também têm alergias

Na primavera acontece a polinização e o pólen tem um alto potencial alérgico para os animais. Especialmente para aqueles que têm sensibilidade ou hipersensibilidade, o contato com a pele ou as mucosas nasais e bucais podem desencadear uma crise alérgica.

shutterstock

Sintomas alérgicos

Essas alergias tendem a se manifestar, geralmente, de maneira cutânea, com prurido, vermelhidão e coceira na pele. No entanto, alguns pets podem ter alergias respiratórias, o que acarretará em outros sintomas, como espirros e coriza.

Shuttersock

Não tem a ver com raça ou idade

As predisposições alérgicas não estão ligadas à idade ou raça. Embora algumas sejam mais suscetíveis, como maltês e shih-tzu, mas essa avaliação deve ser feita sempre de forma individual e para cada animal. O tutor deve ficar atento ao pet e buscar ajuda veterinária ao menor sinal de problemas.

Pexels