A primavera pode causar alergia ao meu pet? Saiba mais

Especialista fala sobre os possíveis perigos da estação para os bichinhos. Saiba o que fazer para evitar riscos para seu o pet.

A primavera já está entre nós. Apesar da beleza da estação das flores,  é possível que sua chegada ofereça alguns riscos para os bichinhos, como crises alérgicas respiratórias ou de pele.

De acordo com a médica veterinária Lara Volpe, da Fórmula Natural, isso ocorre porque a primavera é um período no qual ocorre um aumento da quantidade de pólen no meio ambiente, justamente para que a florescência aconteça. Para cães alérgicos, especialmente os atópicos (aqueles que possuem alergias sem causa definida), o pólen pode ser um dos fatores que desencadeiam as crises alérgicas nesta época do ano. 

Foto: reprodução shutterstock
Apesar de ter alguns animais mais predispostos do que outros, todos podem desenvolver crises alérgicas

O pet pode começar a se coçar muito e morder os locais de maior alergia a fim de tentar driblar a irritação de alguma forma. Isso pode ser perigoso porque o animal pode se ferir. Portanto, é de extrema importância que o tutor esteja atento a todos os sinais para saber se de que o bichinho está precisando de uma ida ao veterinário. É bom ficar atento para os seguintes sintomas.

  • Pele: vermelhidão, vergões, áreas quentes, manchinhas, descamação (caspa), excesso de oleosidade
  • Pelagem: queda de pelo, manchas, falta de brilho
  • Ouvidos: vermelhidão, odor forte, excesso de cera
  • Rosto: focinho, queixo e áreas ao redor dos olhos vermelhas e com falha no pelo
  • Patas: inflamação, vermelhidão, odor, manchas

Para tentar evitar que problemas aconteçam é possível tomar algumas medidas. Com relação ao pólen, se você souber que seu pet tem maior sensibilidade, indica-se manter ele afastado de áreas com muitas flores e grama, pois isso pode aumentar a intensidade dos sinais alérgicos.

Se não for possível ou se o animal sentir muito a falta de estar em um local com essas características, existem alguns medicamentos que auxiliam no controle das alergias – mas é importante ressaltar que nenhum medicamento deve ser fornecido ao pet sem a prescrição do médico veterinário.

Além disso, sempre que sair passear com o cão em locais de maior contato com a natureza durante esse período, é bom que a escovação do pelo do pet seja feita, além da limpeza das patinhas. Banhos regulares também são essenciais para que se elimine qualquer sinal alérgico que o animal possa vir a apresentar.

Pulgas e carrapatos

A veterinária atenta que pulgas e carrapatos são outro fator causador de alergias e são mais comuns durante essa época do ano, merecendo uma atenção especial.

"O aumento da temperatura e umidade em relação ao Inverno, aumentam os casos de infestações por pulgas e carrapatos, já que as condições ambientais favorecem a proliferação destes ectoparasitas. Além de desencadearem/agravarem casos alérgicos, eles são transmissores de doenças aos pets e a nós humanos", afirma. 

Quanto às reações alérgicas decorrentes das picadas de pulgas e carrapatos, o mais indicado é fazer a prevenção durante todos os meses do ano, não apenas na primavera e verão. Lara afirma que existe uma grande variedade de produtos para esta finalidade. O médico veterinário é o profissional indicado para orientar quanto ao melhor método e produto de acordo com as particularidades e estilo de vida de seu pet.