Matute foi contratado como chefe de segurança de uma farmácia no México
Reprodução/Facebook/Dian Rivera
Matute foi contratado como chefe de segurança de uma farmácia no México

Matute é um cachorro com cerca de 10 anos de idade que viralizou nas redes sociais após conseguir um emprego como segurança em uma farmácia na cidade de Pachuca, em Hidalgo (México). A notícia sobre a contratação do peludo se epalhou rapidamente entre os vizinhos e conhecidos no bairro Villas de Pachuca, local em que o Matute é tido como um cão comunitário há muitos anos.

Segundo a protetora de animais, Adriana Dorazco, o cachorro chegou ao local há uma década, então, ao perceber que ele estava vivendo na rua, lhe deu comida e procurou um novo lar para ele.

“Dizem – não posso afirmar - que ele chegou aqui ainda filhote com uma família, mas quando se mudaram eles o abandonaram. Em suas perambulações pela colônia eu comecei a alimentá-lo, mas ele nunca quis ficar dentro de casa. Havia duas outras famílias que também queriam dar uma casa para ele, mas ele não se adaptou a viver trancado. Então eu o esterilizei e dei suas vacinas”, contou Adriana em entrevista ao Milenio.

Matute é cuidado por vizinhos e trabalhadores das empresas locais. Foi assim que um dia ele chegou a uma loja de videogames onde morou por um tempo e depois à farmácia, local onde, além de ter um teto, ele passou a ocupar um cargo respeitável como chefe de segurança do estabelecimento.

Crachá do chefe de segurança de Matute
Reprodução/Facebook
Crachá do chefe de segurança de Matute

O cachorro estava vivendo na loja de videogames, onde ficou por muitos anos, com vários vizinhos e amigos deixando comida e comprando sachês, mas a loja fechou devido a pandemia de Covid-19.

“Matute ficou pelo menos um ano esperando, deitado na cortina daquele lugar, esperando que reabrissem, e passando às vezes em uma lavanderia, até que o encarregado da farmácia começou a aproximá-lo. Claro, o crédito também vai para o proprietário que sempre permitiu que o cachorro estivesse lá e passou a comprar seus petiscos. E foi assim que eles acabaram adotando”, explicou a protetora.

Matute tomando um banho de sol enquanto descansa de um dia de trabalho
Reprodução/Facebook/Dian Rivera
Matute tomando um banho de sol enquanto descansa de um dia de trabalho

O abrigo de animais também fez um apelo, para que exemplos como o de Matute possam ser sempre replicados, onde animais são encontrados em situação de abandono.

“Conscientizar a sociedade de que qualquer pessoa merece respeito, mas principalmente quem está na rua. E que qualquer um, sem ser um protetor de animais, pode fazer a diferença. A violência geralmente começa com os mais vulneráveis ​​(animais, crianças, idosos), então uma forma de mudá-la é começar a mostrar empatia pelos mais vulneráveis”, finalizou.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!