Guia de Raças: Jack Russell Terrier, um pequeno grande amigo

O Jack Russell Terrier foi criado para ser um exímio caçador de raposas e, em 1994, se tornou conhecido em todo o mundo, graças à uma participação no cinema

Jack Russell Terrier é um cachorrinho cheio de energia
Foto: Pixabay
Jack Russell Terrier é um cachorrinho cheio de energia

Um cachorro alegre, divertido e cheio de energia, assim é conhecido o Jack Russell Terrier. O pequeno cãozinho tem sua origem na Inglaterra, com sua criação creditada a um reverendo inglês, chamado John “Jack” Russell, ainda no século 19, a partir do cruzamento entre o Fox Terrier e o White Terrier Inglês, sendo que essa raça já é considerada extinta.

O objetivo inicial para a criação da raça era obter um cachorro que fosse um exímio caçador de raposas, apesar de não ter sido utilizado para essa função no início, devido ao seu tamanho, logo os homens perceberam que suas patinhas curtas seriam ideais para acessas lugares mais estreitos.

Por sua forte semelhança com outro os cães da raça Parson Russel Terrier, o reconhecimento oficial veio apenas ao final da década de 1990, mesmo que o criador de ambas as raças fosse também um dos membros fundadores do Kennel Club.

O Jack Russel Terrier também teve um grande aumento de popularidade em 1994, quando um cãozinho da raça “interpretou” Milo, o cachorro de estimação do personagem de Jim Carrey, no filme “O Máskara”. Inclusive, uma das características mais conhecidas da raça foi utilizada no filme, que é a capacidade que esses cães possuem de pular até cinco vezes o seu tamanho.

Personalidade

Foto: Pixabay
Jack Russell Terrier é um grande companheiro para os tutores

O Jack Russell Terrier é um cachorro extremamente apegado aos seus tutores e também muito cheio de energia, portanto não é muito recomendável deixá-lo por um longo tempo sozinho e também, apesar de seu tamanho, não deve ser criado em espaços muito pequenos – a menos que o tutor tenha o haábito de realizar atividades com o pet diariamente.

Sua convivência com outros animais também é boa, mas é importante que o cão seja bem socializado. A personalidade forte dele, no entanto, o torna um cachorro um pouco mais difícil para se adestrar, mas nada que uma boa dose de paciência e carinho não resolvam, já que é um pet bastante inteligente.


Saúde e higiene

Foto: Pixabay
Jack Russell Terrier está sempre disposto a brincar

Os pelos do Jack Russell Terrier são curtos e lisos, por isso não exigem um grande esforço na escovação, sendo uma vez por semana o suficiente para manter o pet livre de pelos mortos e sem sujeira.

No caso dos banhos, é preciso um pouco mais de cuidado na região das orelhas e secar bem os pelos do pet, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Quanto à saúde, esses cães sempre dispostos a brincadeiras costumam ser bem saudáveis, mas é preciso ter alguns cuidados e atenção a certos problemas que podem acometer os cachorros da raça, entre os quais estão o deslocamento da retina, catarata e glaucoma. A luxação patelar também pode ser um problema, por ser algo comum em cachorros de patas curtas.