Guia de Raças: conheça o American Bully, um valentão gentil

Sua aparência imponente é intimidadora, mas o American Bully é um cachorro dócil e apegado aos tutores

A aparência da raça pode intimidar algumas pessoas
Foto: Reprodução/Pixabay
A aparência da raça pode intimidar algumas pessoas

Assim como o Pitbull, o American Bully tem uma aparência imponente que intimida algumas pessoas , e até seu nome é sugestivo (“valentão americano” em tradução literal), contudo esta é uma raça dócil e muito companheira.

A raça surgiu há pouco mais de 100 anos, nos Estados Unidos, e  não se sabe ao certo quais raças deram origem a eles , mas alguns pesquisadores acreditam que seja fruto da mistura do buldogue inglês, o American Pitbull Terrier e o Old English Buldogge.

Seu reconhecimento pelo American Kennel Club veio apenas em 2013, sendo que apenas a sua versão “padrão” foi aceita. O American Bully é encontrado em quatro tipos, sendo o standard, o classic, o pocket e o XL.

  1. Standard é forte e compacto, medindo entre 40 e 51 centímetros e pesar até 50 kg.
  2. XL é bem semelhante ao standard, sendo um pouco mais alto e forte.
  3. Classic é menos musculoso que o standard, mas com a mesma altura.
  4. Pocket, como o nome sugere, é menor e mais leve entre as variações.

Para dar uma "cara de mau", alguns criadores cortam as orelhas desses cachorros, prática não recomendada por veterinários e considerada crime no Brasil.

Personalidade

Foto: Reprodução/Pixabay
O American Bully se dá muito bem com pessoas e outros animais

Indo contra ao que sua aparência e nome fazem parecer, o valentão americano é um cachorro bastante carinhoso e apegado aos donos e se dá muito bem com crianças e outros animais . Tem muita energia para gastar, o que faz dele um pet carinhoso para momentos relaxantes e ótimo para prática de exercícios e brincadeiras.

A raça não tem o costume de latir sem motivo aparente e nem costuma estranhar pessoas fora de seu convívio, a menos que algo suspeito esteja acontecendo.

Por ser um cachorro bastante apegado aos tutores, deixá-lo sozinho por um longo tempo pode acabar custando alguns sapatos ou gerar alguns arranhões nas portas. Vale lembrar que, devido ao seu porte físico, ele precisa praticar atividades físicas regularmente.


Saúde e higiene

Foto: Reprodução/Pixabay
Apesar de sua aparência, o 'valentão' é um cachorro dócil e gentil

Sua pelagem é bastante curta, por isso não exige grandes cuidados como escovação frequente e também não costuma soltar muito pelo. No entanto, é ideal que o tutor o escove ao menos uma vez por semana, para estimular a melhor circulação da raiz, fazendo com que os pelos cresçam mais fortes e saudáveis.

Banhos devem ser periódicos, mensais ou quinzenais - de acordo com a necessidade - e com secagem completa, pois eles possuem ruguinhas que precisam estar sempre limpas e secas, para evitar a proliferação de fungos.

O American Bully também pode sofrer com problemas como hipotireoidismo, displasia da anca, catarata, sarna e flatulência. É importante um acompanhamento veterinário a qualquer sinal estranho em seu comportamento.