Ensine o pet a fazer xixi no lugar certo

Quem tem animal de estimação em casa provavelmente já teve alguma dor de cabeça em relação às necessidades do bichinho. O tutor pode pensar que o pet está fazendo tudo no lugar errado por pirraça, mas alguns fatores podem leva-lo a isso, inclusive doenças.

O que pode gerar o problema

Quando o cachorro faz as necessidades em lugares errados se relaciona a problemas como ansiedade de separação, medo excessivo e agressão interespecífica. O comportamento também pode vir de outros problemas relacionados a desequilíbrios emocionais.

reprodução shutterstock

Como ensinar o pet a usar o local certo

Fazer as necessidades em determinado local, como o tapete higiênico, não é da natureza de um cão. Se o animal não fosse domesticado, ele não teria um lugar específico para fazer as necessidades. Qualquer um seria válido.

reprodução shutterstock

Um processo delicado

O procedimento de educação sanitária faz parte de um processo de aprendizagem: o cão precisa aprender que aquilo é valoroso e gera determinadas recompensas. Os tutores devem recompensar o pet por fazer as necessidades no lugar certo, uma vez que, para o cão, ele está só se aliviando e qualquer lugar é válido.

shutterstock

Filhotes são mais propensos a errar

Cães filhotes tendem a errar muito. Dependendo da origem do cão (se veio de um canil, de pet shop, se foi resgatado ou doado ainda filhote), ele pode não ter tido contato com um substrato. Ou seja, não conhece tapete higiênico, ou nada do tipo, o que leva a uma dificuldade maior na educação sanitária.

shutterstock

Idosos também têm problemas

Cães velhinhos podem ter alguns problemas relacionados à perda do treino em função de degeneração cognitiva ou até mesmo por conta de alguma doença. Por isso, antes de pensar que esse hábito é sinônimo de birra, seja gentil com o animal e lembre-se que diversos fatores podem influenciar esse comportamento.

shutterstock

Educando o pet idoso

A tendência é que o responsável pelo animal precise reduzir um pouco os espaços da residência, ou seja, alguns cômodos da casa não devem ser permitidos, justamente para o pet permanecer o mais próximo possível do ambiente destinado como o banheiro dele.

Tapete higiênico ou jornal?

Tapetes higiênicos são mais indicados a qualquer outro tipo de substrato. Por questão de higiene, os tapetes mantêm o ambiente mais limpo e são de fácil remoção.

reprodução shutterstock

Educadores Sanitários

Vale lembrar que muitas vezes esses produtos utilizados para criar cheiros ou situações aversivas podem gerar uma certa confusão no animal, sobre o que ele deve fazer. A melhor opção é potencializar o comportamento correto e fornecer recompensas pela atitude correta. Caso o animal erre, apenas espere e limpe o local sem que ele veja.