5 cuidados que devemos ter com o pet idoso

Assim como os filhotes, os animais idosos precisam de cuidados especiais. Por isso, levá-los ao veterinário pelo menos uma vez ao ano e adotar práticas preventivas é essecial para aumentar a expectativa de vida do seu bichinho.

Dieta

Os animais idosos devem receber uma alimentação adequada, com alimentos com antioxidante. Em alguns casos, podem até precisar de suplementação, por isso, não deixe de visitar o veterinário regularmente.

Unsplash/Hans Reniers

Prática de exercícios

Para que não fiquem obesos, é importante que os animais pratiquem alguma atividade física. As mais indicadas são aquelas que trazem menos impacto para as articulações, como caminhadas e hidroterapia.

Unsplash

Parasitas externos

Doenças transmitidas por carrapatos, por exemplo, são ainda mais prejudiciais aos animais idosos. Assim, não deixe de pensar em soluções preventivas contra estes parasitas.

Unsplash/Callun Wale

Atenção!

Em casas que possuem escadas ou móveis altos, o ideal é adquirir adaptadores para que o animal suba no sofá ou desça as escadas. Assim, evita impactos e danos nas articulações por esforço repetido.

Unsplash/Alexandre Debieve

Dentes

É comum os animais idosos sofrerem com o tártaro, formado com o tempo e a falta de escovação. As consequências podem ser graves para a saúde do pet, trazendo doenças como a gengivite e doença periodontal, que causam dor e dificuldade de mastigação. Nunca deixe de escovar os dentes do seu pet.

Unsplash/Iswanto Arif