Marcar o tempo por meio de horas e dias é uma invenção humana e isso não afeta os animais diretamente.
The 5th/Pixabay
Marcar o tempo por meio de horas e dias é uma invenção humana e isso não afeta os animais diretamente.

É comum que alguém que conviva com um animal de estimação tenha a impressão de que o pet sabe exatamente que horas são, por terem hábitos que se repetem sempre nos mesmos horários, diariamente. É normal que, ao acordar, o tutor veja que o gato já está sentando na cama o observando e pedindo por comida ou atenção – e nem adianta tentar voltar a dormir depois disso porque o pet saberá ser insistente.

Os cães também mostram que sabem exatamente a hora do café da manhã, de um passeio ou quando o tutor está para sair ou para chegar em casa. É importante pensar que o tempo, como é medido por nós, é apenas uma invenção humana e “qualquer hora é agora”, para os animais, independente da espécie, que não se guiam por relógios ou calendários. Mas por que os animais de estimação parecem saber as horas?

Como explica a médica veterinária Nathalia Fleming não existe uma resposta definitiva sobre a percepção do tempo pelos animais, mas esse é um tema amplamente pesquisado pelo universo científico.

“Entre as explicações mais usuais para a percepção dos cães em relação à passagem do tempo está a própria rotina, que faz com que o animal se prepare para aqueles eventos, como hora do passeio ou da alimentação”, conta.

O cheiro do tempo

Os cães sentem o cheiro do tutor a metros de distancia, isso o ajuda a saber que ele está chegando
dramitkarkare/Pixabay
Os cães sentem o cheiro do tutor a metros de distancia, isso o ajuda a saber que ele está chegando

O que se especula é que os animais aprendem a identificar o tempo em que determinados eventos vão acontecer de acordo com o cheiro no ambiente, como o perfume que o tutor passa antes de sair, por exemplo.

“Especialistas apontam a  importância do olfato aguçado nessa percepção. Quando o tutor sai de casa o odor permanece por algum tempo no ambiente e, à medida que o tempo passa, ele vai desaparecendo e com isso o pet consegue ‘saber’ que a volta do tutor está próxima”, exemplifica.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

O mesmo vale para a hora das refeições: o pet pode sentir o cheiro da comida, ou ouvir o som do pacote de ração, a uma longa distância e só de pegar o recipiente do alimento o tutor já nota a chegada do pet correndo ao local onde costuma se alimentar. 

A audição aguçada dos cães também é uma forma eficiente para que eles consigam identificar que está na hora do passeio, pois eles ouvem que o tutor está pegando a coleira ou mesmo as chaves de casa momentos antes de sair. 

Para a hora de dormir, os animais conseguem sentir pelo som e até pelo cheiro que os donos estão prestes a adormecer e, da mesma forma, a acordar. O humano dá sinais de que está para se levantar quando começa a se mexer na cama, por exemplo.

Embora não seja hábito para todo mundo, muitas pessoas, por questões de rotina, acabam fazendo essas atividades todos os dias nos mesmos horários, então o pet “sabe” que horas são porque identificou os sinais. 

O relógio biológico 

Donos de gato costumam ser acordados pelos bichanos, mas eles já sabem que o tutor está prestes a acordar
guvo59/Pixabay
Donos de gato costumam ser acordados pelos bichanos, mas eles já sabem que o tutor está prestes a acordar

Outro ponto que pesquisadores costumam destacar como possibilidade é o relógio biológico dos animais, quando eles são alimentados sempre em um mesmo horário, o corpo do pet se acostuma e ele passa a sentir fome sempre momentos antes da refeição, então estará todos os dias esperando pelo almoço naquele mesmo horário. 

Assim como a quantidade de luz no ambiente (que em caso de animais criados dentro de casa pode não interferir tanto) assim como ao ciclo circadiano (função biológica que se repete em um período de 24 horas) que avisa ao animal quando está na hora de dormir ou de ficar ativo. 

Muitos dos hábitos dos animais de estimação estão diretamente ligados aos hábitos da família, cães e gatos não sabem - e nem se importam - sobre que horas está marcando no relógio, mesmo que alguns se comportem como perfeitos despertadores todas as manhãs.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!