7 fatos incríveis sobre o olfato canino

Não é novidade que o olfato canino é completamente diferente do olfato humano e que ele funciona como a melhor arma que os cães possuem. É o focinho que supre a visão menos aguçada dos cães.

Olfato muito mais poderoso

Se deixarmos ácido butírico evaporar no espaço de um prédio de dez andares, muitos de nós ainda seríamos capazes de detectar um cheiro tímido quando entrássemos no prédio. Já os cães são capazes de sentir o mesmo cheiro em uma distância de 91 andares.

reprodução shutterstock

Para um cachorro, você fede

Por mais limpo que você seja, e por mais sabão, perfume ou desodorante que use, ainda será muito fedido para o cachorro. Todo ser humano possui um cheiro único, e isso é tudo o que um cachorro precisa para distinguir uma pessoa da outra.

reprodução shutterstock

Reconhecem coisas invisíveis

Cada passo que damos, deixamos cair vários flocos de pele. Como uma "nuvem" é feita de células da pele. Nós deixamos para trás 50 milhões de células a cada minuto e o nariz dos cães conseguem "enxergar" isso!

Reprodução/ Shutterstock

Não se pode enganar o olfato de um cachorro

Pesquisas indicam que é muito provável que os cachorros possam cheirar o medo, a ansiedade e até a tristeza em seres humanos. O hormônio da adrenalina não pode ser detectado pelos nossos narizes, mas os cachorros aparentemente conseguem senti-lo.

Reprodução/ Shutterstock

Mandam mensagens pelo xixi

Os cachorros leem o mundo pelo nariz, e eles escrevem mensagens, pelo menos para os outros cães, com a urina. É tentador fazer o pet continuar andando quando ele está cheirando tudo na rua, mas dê uma chance para que ele leia a coluna de fofocas da vizinhança

Porque eles cheiram o "bumbum" de outros cães

Quando os cachorros começam a cheirar uns aos outros no traseiro, é provável que eles estão aprendendo muito mais uns dos outros do que as pessoas com uma breve conversa. O que os eles estão aprendendo, e o que eles fazem com essa informação, não sabemos.

reprodução shutterstock

Estudados pela ciência

A habilidade canina de cheirar está sendo mais estudada do que nunca em universidades ao redor do mundo. Mas para ver algumas das coisas mais interessantes, teríamos que ler muitos trabalhos acadêmicos que podem não ser exatamente prazerosos.