Quem tá na Internet já sabe: gatos são pets muito populares. Bonitos, elegantes e protagonistas de vídeos que bombam nas redes sociais, os bichanos são os companheiros ideais para quem vive em apartamentos ou ambientes menores, pois se adaptam bem a esses espaços.

Ainda assim, existem muitos mitos sobre o comportamento deste animal. Por isso, os veterinários Vitor Castro e Adriana Souza dos Santos da AmahVet nos ajudaram a esclarecer todas as dúvidas e juntar oito provas de que os gatos são os melhores bichinhos de estimação.


gatos
Unsplash
Esqueça a ideia de que gatos são ariscos e fechados e se surpreenda



1- Caçadores por natureza

Ver um gatinho perseguir uma bolinha de papel é muito divertido. Além de caçar bolinhas, esses leões em miniatura adoram brinquedos com penas e cordas que estimulem a caça, arranhadores de diferentes texturas (papelão, sisal, carpete, etc). Isso tudo ajuda a estimular a arranhadura, já que é importante para o bichano ter as garras afiadas. 

2- Animais autolimpantes

Você já deve ter ouvido falar que, diferente de outros animais domésticos, como os cães, os gatos "tomam banho" sozinhos. Isso acontece porque eles fazem seu próprio grooming (auto-higienização por meio das lambeduras). Por essa razão eles não necessitam de banhos frequentes, a não ser que se sujem por algum motivo. Dica: se o felino ficar irritado com banho, poderá ser usado o banho a seco para tirar excesso de sujidades. 

3- Eles prezam pela higiene do ambiente

Os gatos são muito limpos. Além do auto grooming, eles possuem particularidades com relação ao seu local de alimentação e de suas necessidades fisiológicas. Por isso, é importante dizer também que as caixas de areia (bandejas sanitárias) devem ficar em locais diferentes da água e comida do gato. Se ficarem próximas há o risco do animal não se alimentar e nem se hidratar corretamente.

gato
Pixabay
Eles 'tomam banho' sozinhos


4- Garrinhas multifuncionais

Gatos que possuem acesso à rua usam as unhas para defesa, escaladas e caça. Neste caso, o ideal é não cortar as unhas do seu pet. Já os gatinhos domésticos não necessitam das garras para se proteger ou caçar, por isso é preciso aparar suas unhas periodicamente, já que eles costumam arranhar objetos e podem ficar com a patinha presa e se machucar ao tentar soltar.

5- Escaladores aventureiros

Os felinos gostam de lugares altos e adoram escalar prateleiras e módulos. Mas por esse motivo é essencial telar as janelas, principalmente se você vive em prédio, para que eles não corram o risco de cair.

 6- Bichinhos muito brincalhões

Além de prateleiras, arranhadores, cordas, bolinhas, entre outros, os felinos gostam de tocas e esconderijos (privacidade, né, mores?). Os brinquedos melhoram a saúde mental do animal e são indicados para todos os felinos.

7- Trocam brinquedos caros por caixas de papelão

Gatos simplesmente  amam caixas de papelão. Seja para arranhar ou pra fingir que ganhou uma caminha nova, é uma opção simples e barata que oferece entretenimento garantido. Ou seja, eles ajudam a economizar, já que ao invés de gastar dinheiro comprando um brinquedo super caro, você pode improvisar com esse material que geralmente já tem em casa.

8- Sociáveis e companheiros

Dizem que gatos não são carinhosos e que vivem melhor em pares, mas isso não é verdade. Eles são seres muito amorosos com seus humanos e adoram um colinho. Os gatos criam laços afetivos muito complexos e com o tempo se tornam capazes de conviver em grupos e em harmonia, desde que haja fartura de recursos básicos (espaço, água, comida, brinquedos, liteiras, etc). 

    Veja Também

      Mostrar mais