O Munchkin é uma raça que se assemelha ao animal doméstico normal, tem pelo longo ou curto, mas com uma pequena diferença, ele é um gato anão. Além diso suas patas são extremamente curtas devido à uma mutação genética.

Veja mais:  10 gatos para apartamento

Essas patas curtas  deixam o gato anão ainda mais fofo
Reprodução Pinterest
Essas patas curtas deixam o gato anão ainda mais fofo


O Munchkin é descrito como um animal dócil, de temperamento extrovertido, amável, inteligente e bem humorado, ótimo para se ter de estimação. O fato de ser um gato anão não interfere em nada. É o único no mundo que possui pernas com um terço do tamanho normal e costas longas. Ele é constantemente comparado com a raça de cão Basset Hound. Ele não costuma ser suscetível a problemas particulares de saúde, e é ideal para se criar nos pequenos ambientes das áreas urbanas.

Os exemplares dessa raça mantêm-se sobre as patas traseiras, com as dianteiras recolhidas, e sua corrida é semelhante a de um furão pois ele tem a capacidade de fazer “curvas fechadas”, o que faz com que sejam muito velozes. É comum vê-lo apoiado sobre as patas de trás como um hamster. Isso acontece porque as patas traseiras podem ser um pouco maiores do que as dianteiras, o que faz do Munchkin um gato com aparência única.

Veja mais:  Gata dá à luz embaixo da árvore de Natal e dona ganha o melhor presente de todos

Suas patas curtas o tornam um gato singular
Shuttersock
Suas patas curtas o tornam um gato singular


Seu pelo longo apresenta algumas variações, chamada de Munchkin Longhair, ou Munchkin de Pelo Longo. A variedade de pelo curto apresenta um pelo felpudo de tamanho médio, enquanto os exemplares de pelo longo tem um pelo semi-longo bastante sedoso. A pelagem do gato Munchkin pode apresentar todos os padrões e cores. 

Devido ao uso de outras raças para cruzamento, o Munchkin apresenta características semelhantes a qualquer outro gato doméstico.  Os machos são geralmente um pouco maiores do que as fêmeas. 



História da raça 

Gatos de pernas curtas foram documentados diversas vezes ao redor do mundo desde os anos 1940. Um relatório do ano de 1944, observou quatro gerações de gatos Munchkin e perceberam que são semelhantes em todos os aspectos aos gatos normais, com exceção do comprimento das patas, os fazendo ser considerados anões. Essa linhagem de gatos de patas curtas desapareceram durante a Segunda Grande Guerra, mas outros gatos de pernas curtas foram vistos já em 1956 na Rússia e em 1970 nos Estados Unidos.

O público em geral tomou conhecimento da raça Munchkin através da transmissão pela TV da exposição de gatos promovida pela Associação Internacional do Gato (TICA), que foi realizada no Madison Square Garden, em Nova Iorque no ano de 1991.

Achou a raça fofa? O que acha de ter um gato anão em sua casa? 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!