Os coelhos são um símbolo da Páscoa. Por isso, há quem tenha ideia de dá-los de presente para as crianças na data festiva. Porém, as veterinárias Rosângela Ribeiro Gebara, da Comissão Técnica de Bem Estar Animal (CTBEA) e Cristina Maria Pereira Fotin, da Comissão Técnica de Médicos-Veterinários de Animais Selvagens, ambas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), fazem alerta de que isso pode não ser uma boa ideia e explicam os cuidados que esses animais exigem.

Dar coelhos de presente de Páscoa pode não ser uma boa ideia, alertam veterinárias
shutterstock
Dar coelhos de presente de Páscoa pode não ser uma boa ideia, alertam veterinárias

Muitas pessoas podem comprar um coelho no calor do momento, e a decisão pode ser ainda mais precipitada no momento atual de quarentena onde as pessoas estão entediadas de carentes. Mas é preciso estar ciente de que esse animal que precisa de cuidados especiais por pelo menos 8 anos, em média. A veterinária Rosângela ainda evidencia que reduzir os animais a meras mercadorias é um desserviço. "Dessa maneira, os pais deixam de ensinar aos filhos lições sobre responsabilidade e compaixão com os seres vivos."

Leia mais: ONG leva higiene, alimentação e atenção para moradores de rua e seus cães

A primeira coisa a se atentar antes de adquirir um coelho é o espaço. Esse animal precisa de locais amplos e com luminosidade natural, como área de serviço, terraço ou viveiro. Cristina ainda atenta ao uso de gaiolas: "Este espaço, com piso aderente, deve ser para bandejas com feno. Uma para urinar e defecar e outra para ser usada de cama, pois eles apreciam locais macios". Eles não devem passar muito tempo dentro desses ambientes, ficando soltos durante o dia. O convívio com os cães deve ser feito com supervisão.

Outro ponto importante a se pensar é que assim como outros pets, os coelhos também precisam de atenção. "Vários coelhos diminuem o apetite na ausência do tutor e têm problemas na fermentação do intestino, produzindo gases e desenvolvendo problemas mais graves", conta a veterinária. 

Quanto a alimentação dos bichinhos, antes de tudo deve-se saber que os coelhos são animais herbívoros, ou seja, se alimentam de vegetais, como folhas e verduras, além de ração específica para a espécie. Além disso, é importante para os dentes do animal que tenham uma alimentação baseada no feno de capim. "Os dentes se gastam ao animal comer alimentos que tenham uma fibra mais grossa e quem faz essa função é o feno. Portanto o feno, assim como a água, deve estar à disposição durante todo o dia", diz Cristina.

Leia mais: Pug albino é sensação no Instagram; conheça Milkshake

Você viu?

A alimentação deve ser a base de feno de capim
reprodução shutterstock
A alimentação deve ser a base de feno de capim

A saúde do animal também precisa ser levada em conta. Os coelhos podem ter problemas respiratórios, de pele e digestivos, que normalmente são cuasados por alteração brusca na dieta, teor alto de açúcar dos alimentos oferecidos ou a falta de exercício físico. Quando idosos, são comuns os problemas de coluna, do fígado, do coração e dos rins. As fêmeas estão predispostas a problemas uterinos a partir dos 4 anos de idade e há a indicação de castrar ela quando jovem, entre 6 meses de idade até um ano, para prevenção. O veterinário deve ser consultado a cada 6 meses.

Se depois de tomar conhecimento de todos os cuidados a pessoa ainda quiser um coleho, algumas coisas devem ser levadas em consideração. Machos juntos podem gerar brigas, pois são territorialistas. Macho e fêmea, pode levar a uma reprodução desenfreada, portanto devem ser castradas logo de início como prevenção.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!