Ter um cão albino requer cuidados especiais do dono, já que estes pets não produzem melanina, ou seja, não possuem uma proteção natural contra o sol. Por isso, eles estão mais suscetíveis aos problemas de pele, como melanomas e dermatites.

Leia também: Protetor solar para cães é um item indispensável no verão; saiba mais

Cães albinos tem a pele delicada
shutterstock
Cães albinos tem a pele delicada


A veterinária Graziella Gallo, especialista em dermatologia da clínica AmahVet, explica o porquê dos pets albinos necessitarem de cuidados maiores quando o assunto é sol e calor. “Por deficiência genética o cão ou gato não produz a melanina, que é um hormônio que promove a pigmentação nos olhos, pele e pelos. Além da pigmentação, a melanina também fornece proteção contra raios UV e outros agentes ambientais.”

Você viu?

Para identificar se seu pet está com algum problema de pele é só ficar atento: manchas diferentes e feridas são motivos para levá-lo ao veterinário o quanto antes. Segundo Graziella, o ideal é encaminhar o pet ao oncologista. “No caso de melanomas, o veterinário irá estabelecer o melhor protocolo de tratamento com quimioterápicos.” Outros problemas podem ser tratados com pomadas ou remédios via oral.

A prevenção é simples: protetores solares para cães . “Eles devem ser aplicados diariamente, e o dono deve evitar passeios ou deixar o cão exposto ao sol nos horários de maior emissão de radiação solar”, finaliza a veterinária.

Agora, para ter 100% de certeza que seu pet é albino são necessários exames genéticos. Porém, existem algumas características que apenas cães albinos têm:

  • O pelo do cão albino é totalmente branco, sem nenhuma mancha de cor escura (isso não exclui que cães com algumas manchas sejam);
  • Os olhos dos cães albinos geralmente são muito claros, azuis, verdes ou cinzas e podem apresentar duas cores;
  • Sua pele é rosada e não possui mancha ou pinta escura;
  • O nariz, as almofadas das patas, suas orelhas, lábios e pálpebras são cor de rosa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!