Que os cachorros têm o poder de derreter corações com suas carinhas fofas todo mundo já sabe, mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Portsmouth, da Inglaterra, em parceria com o Centro de Nutrição e Bem-Estar Animal WALTHAM®, parte da Mars Petcare, revelou que eles sabem as consequências da expressão facial .
Leia também: Principais erros que causam acidentes domésticos com animais de estimação
De acordo com o estudo feito com 27 cães que estavam à espera de adoção, os animais perceberam que ao variar a musculatura da parte interna das sobrancelhas, seus olhos ficavam maiores e isso resultava numa maior atenção por parte dos humanos. Os pesquisadores dizem que isso faz sentido, já que a expressão remete à feições infantis.
Assim, todas as vezes que um humano se aproximava os cachorros mudavam sua feição. O “olhar de coitadinho” deu certo na maioria dos casos e foi decisivo para os futuros tutores na hora da adoção.
Leia também: Doenças de pele são motivo de 32% das idas de cães ao veterinário; como evitar
A descoberta só foi possível graça a criação de um dispositivo que foi chamado de "DogFACS", que em tradução livre para o português seria "Sistema de Codificação de Ações Faciais para Cães". A ferramenta é programada para decodificar e identificar as expressões faciais e musculares dos cães.