Tamanho do texto

Jornal lavável para cachorro, glitter e laser terapia que pode ser aplicado pelo dono são algumas das novidades apresentadas na maior feira pet da América Latina

Todos os anos a Pet South América , maior feira pet da América Latina, reúne todas as novidades do mercado e atrai veterinários e outros profissionais do setor. Em 2019 o evento acontece nesta semana, entre os dias 21 e 23, na capital de São Paulo com a participação de 400 expositores. 

Leia também: Mastergroom, maior competição de tosa do mundo, acontece em São Paulo

Entre tantos produtos apresentados na feira, alguns chamaram mais atenção e podem mudar a relação e o dia a dia do dono e seu pet . Confira 8 delas. 

Impressão 3D de implantes

Nesta quinta-feira (22) aconteceu o concurso Pet Cloud Innovation Challenge, que tem o objetivo de eleger o projeto mais inovador entre as startups do mercado pet. O grande vencedor foi a Pineal 5D, empresa que desenvolve implantes para animais feitas com impressão em 3D. Os donos receberam um prêmio de R$ 10 mil em investimentos. 

Jornal lavável para cachorro

jornal lavável arrow-options
Larissa Sant'Ana/ Portal IG
Novidades do mercado pet que estavam na Pet South América

Feito de três camadas - a de baixo impermeável e antiderrapante, a de dentro absorvente e a externa minimizadora de odor e de proliferação de bactéria -, o jornal que traz notícias do mundo pet pode ser lavado até 210 vezes, ou seja, é o equivalente a 210 tapetes higiênicos. Sustentável e econômico, ele ainda pode ser preso na parede para protegê-la de machos que levantam a pata para urinar. 

"A rotina do jornal lavável vai ser muito parecida com a do tapete descartável, então se você troca o seu todo dia, troca todo dia, se deixa dois dias, deixa dois dias também, vai muito de cachorro para cachorro. Um ponto legal é que o jornal não tem nenhum produto químico, são fibras de tecidos desenvolvidos especificamente para essa função", explica Fernanda Jaquetto, idealizadora da marca Bartô. 

Leia também: Iguinho visita Pet South América e chama atenção dos presentes

Escadinha e rampa para ajudar o pet a subir em locais altos

cachorros em cima de escada arrow-options
Reprodução Instagram
Novidades do mercado pet que estavam na Pet South América

Cachorros muito pequenos ou que desenvolvem problemas na coluna acabam não conseguindo subir em locais mais altos, como sofá e cama. Para permitir que o pet fique mais próximo do dono, foi desenvolvida uma escada que se transforma em rampa. 

Paula Nardini, gestora comercial da Tubline, conta que "A ideia é trazer conforto e bem-estar para o pet e aproximá-lo o máximo possível da sua família. A escada evita lesões, movimentos prejudiciais para a coluna e as articulações. Ela se transforma em rampa e é dobrável, então ocupa pouco espaço para ser guardada". 

Balde com água contínua para gato

balde com água contínua arrow-options
Larissa Sant'Ana/ Portal IG
Novidades do mercado pet que estavam na Pet South América

Os gatos são animais que gostam de água fresca sempre, além de a maioria adorar uma torneira aberta. Como muitos donos não têm a disponibilidade de trocar a água sempre, mantê-la em movimento é a saída - e essa é a ideia do balde com água contínua. Sem cano visível, uma torneira em cima do balde fica aberta o tempo inteiro. 

Laser terapia que pode ser feito em casa

Levar um animal doente constantemente ao veterinário para fazer o tratamento pode ser algo estressante e desgastante. Um aparelho de laser terapia permite que alguns procedimentos possam ser feitos pelo próprio tutor em casa. 

"O laser funciona efeito mitocondrial, ele vai direto na célula aumentando ou inibindo a atividade celular. Pode ser usado para otite, displasias, reconstrução de fraturas, reparação tecidual, desde aumento de performance muscular até dermatites. O tratamento deve ser feito com a indicação do veterinário, é contínuo, mas muito rápido", explica Caroline Machado, pesquisadora do Laboratório de Fototerapia e Inovações Tecnológicas em Saúde. 

Colar elizabetano para braquicefálicos

colar elizabetano em cachorro de pelúcia arrow-options
Larissa Sant'Ana/ Portal IG
Novidades do mercado pet que estavam na Pet South América

O colar elizabetano, popularmente conhecido como "cone da vergonha", é uma necessidade e evita que o animal se mutile, mas não é nada confortável. Para os cachorros braquicefálicos, raças que possuem focinho achatado, como pug e buldogue francês, o desconforto pode ser ainda pior devido a anatomia diferente e acarretar até problemas de respiração. 

"O braquicefálico normalmente possui uma circunferência de pescoço maior e o focinho curto, então pela circunferência do pescoço ele usaria um colar muito comprido. Agora esse colar específico tem a circunferência maior com o comprimento do cone menor, o que melhora o bem-estar do pet", afirma Anita Henrich, médica veterinária e representante da Kruuse. 

Spray ambiental que acalma o animal

A energia do ambiente afeta não só as pessoas, mas também os animais de estimação. Sabendo disso, a Animal Flower desenvolveu sprays para ambientes com óleos de essência e florais de Bach que podem melhorar a vida dos pets e dos donos. Cães mais calmos e menos bagunceiros são sinônimo também de uma melhor relação com a família. 

Alimentação humana na versão pet

comida para cachorro arrow-options
Larissa Sant'Ana/ Portal IG
Novidades do mercado pet que estavam na Pet South América

Os animais de estimação são cada vez mais tratados como verdadeiros filhos e por que não dar pipoca, bolo e cerveja para eles? Produtos próprios para pets já estão disponíveis no mercado, assim é possível dar essas guloseimas sem afetar negativamente a saúde deles.