Cães braquicefálicos, como Pugs e Buldogues podem ter diversos problemas de respiração por seu focinho curto, por isso muitos deles roncam quando dormem. Esse era o caso de Dory, uma Buldogue Francês que teve que passar por uma rinoplastia para conseguir respirar direito.
Leia também: Adestramento canino falha e cão faz tutora passar vergonha
Na última terça-feira (23) Dory passou pelo procedimento cirúrgico que serviu para aumentar suas abas nasais e remover tecido de dentro das vias respiratórias. A cadela tem apenas dez meses de idade, e não podia viver como um filhote normal, brincando e pulando, porque faltava ar. Ela só conseguia respirar de boca aberta.
Rachel Jones, da Bath Cats & Dogs Home, instituição que ajudou Dory a conseguir sua rinoplastia, disse que era muito triste vê-la assim. “Em muitas ocasiões ela ficava sufocando ou fazendo barulhos de ronco porque não tinha como respirar. Ela precisava dessa cirurgia que salvou sua vida para que ela pudesse ter um dia a dia normal, como qualquer outro cachorro”, contou ao site Metro.
Infelizmente este problema respiratório está cada vez mais comum entre as raças braquicefálicas, já que os cruzamentos excessivos causam essa deformação que pode ser fatal para os animais, mas os deixam com um rosto mais fofo para serem adotados mais facilmente. Para pagar a operação de Dory, que custou 1.800 libras, o abrigo Bath Cats & Dogs Home fez um financiamento coletivo na internet para arrecadar o dinheiro.
Leia também: Chihuahua é sequestrado por gaivota e tutores ficam desesperados
Agora Dory consegue respirar muito melhor do que antes, e pode ter uma vida normal como qualquer outro cãozinho de sua idade.