Com certeza você já ouviu falar em cão-guia, que ajuda pessoas com deficiência visual. Mas e cachorro que entende libras (Língua Brasileira de Sinais)? Isso é possível e a história dos irmãoes Andrei e Tainá Borges, de Caxias do Sul, comprova isso. Os dois são surdos e ensinaram suas cadelinhas, Bella e Babi, a atenderam pela língua de sinais. 

Leia também: Atitudes dos donos que pioram a ansiedade de separação em cães

cachorro que entende libras
Reprodução/ Instagram

Tainá e Bella, o cachorro que entende libras

A história de Andrei e Tainá com as cadelinhas ficou conhecida quando eles postaram no canal que possuem no YouTube, o Visurdo, um vídeo em que mostram como ensinar a língua de sinais para cães. “Acreditamos que elas realmente entendem que somos surdos, e como recompensa disso tudo o nosso amor cresce cada dia mais por elas”, contam.

A grande mudança na vida dos irmãos foi quando Bella, uma cachorrinha da raça Pug chegou, há quatro anos. “A Tainá sempre foi apaixonada por cachorros, por Pugs mais ainda! E com a Bella, ela viu que os cachorros podem se comunicar com os donos, entendê-los e ajudá-los quando precisam”, conta Andrei. Quando alguém chega em casa e eles estão dormindo, por exemplo, a cadela fica pulando neles, tentando avisar o que acontece.

A ideia de ensinar a linguagem para a Pug veio quando Tainá e Andrei perceberam que a cadela prestava muita atenção nas mãos deles. Além dela, eles também têm Babi, da mesma raça. “Nunca tivemos dificuldade em ensinar para a Bella. Um sinal novo ela aprende em um dia. Ela aprende muito rápido mesmo”, explicam. Porém com a Babi é mais complicado. “Tem que ter paciência e repetir os sinais muitas vezes até ela aprender.”

Segundo eles, os sinais que Bella sabe são: “não”, “pode”, “sentar”, “comer”, “brincar”, “passear” e “morrer” (deitar). A Babi sabe os sinais: “não”, “pode”, “passear” e “comer”. Mas não para por aí, eles querem ensinar ainda mais para elas. “Nós pretendemos ensinar mais sinais, por exemplo: ‘dormir’, ‘xixi’, ‘fezes’, ‘girar’, entre outros”, completam.

Leia também: Leia também: Cachorro de Kim Kardashian imita fotos da dona e viraliza

Para finalizar, eles ressaltam a importância das pets na vida deles. “Não existe amor maior que isso. Elas são nossas verdadeiras companheiras e amigas”. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!