O Brasil tem cerca de 30 milhões de animais abandonados, de acordo com a Organização Mundial da saúde. Os canis e abrigos de animais estão lotados e a causa animal precisa de ajuda. Nesse cenário, o Fundo Social de Mogi das Cruzes, em São Paulo, criou a campanha de reciclagem "Tampinha Solidária".
Leia também: OAB poderá barrar profissionais com histórico de maus-tratos a animais
A campanha pretende doar ração para ONGs e protetores de animais independentes. A ideia é mobilizar as pessoas para juntar e entregar tampas de diversos produtos nos pontos de coleta que serão espalhados por Mogi das Cruzes. Essas tampas serão vendidas para a reciclagem e o dinheiro arrecadado doado para a causa animal .
Quem quiser participar deve juntar tampas de plástico de produtos como refrigerante, água, xampu, detergente, requeijão, canetas, potes de sorvete, produtos de limpeza, entre outros. Alguns estabelecimentos municipais, como a Pinacoteca e o Theatro Vasques servirão como pontos de entrega. A lista completa está no site da prefeitura de Mogi das Cruzes.
Após a arrecadação, as tampinhas serão enviadas para o Pró-Hiper, onde voluntários do programa Família Voluntária farão a separação por cores - o que pode aumentar o valor da venda em até três vezes. Com a verba arrecadada, ONGs e protetores da causa animal receberão a ajuda.